quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Compatibilidades entre signos e elementos





COMPATIBILIDADES ENTRE SIGNOS


Uma parte fundamental da filosofia oriental baseia-se nas inter-relações entre os cinco elementos básicos. O elemento do seu símbolo lunar junto com o elemento do ano de nascimento, assim como a época e o mês do nascimento, exercitará uma certa influência na sua vida. A cada um dos doze signos lunares no ciclo chinês é apontado um ponto do compasso. Os signos foram um ângulo de 120 graus, na forma de um triângulo, têm uma certa afinidade e apresentam melhores resultados quando unidos.

O primeiro triângulo é formado pelos signos: RATO, DRAGÃO E MACACO.
São signos que tem um ótimo desempenho, com muita iniciativa e que gostam de inovar. Auto determinados, eles vão em direção do que desejam e raramente hesitam na incerteza. Sempre muito agitados, são movidos pela energia e ambição. Se alguém tiver uma idéia, eles logo conseguem colocar na prática. Os três são peritos na arte da manipulação.

O segundo triângulo é formado pelos signos: BOI, SERPENTE E GALO.
Eles são dedicados e lutam para conseguir atingir seus objetivos que são conquistados com muita determinação. São observadores, pensam muito e sabem planejar e sistematizar. São os signos mais intelectuais do zodíaco chinês. Eles formam sua própria opinião diante dos fatos e situações e não dão credibilidade a aparentes evidências ou que ouvem dizer. Eles confiam muito mais no que possam confirmar por si mesmos. Apesar de seu lento movimento, eles são certeiros, agem com independência e quase sempre conseguem sucesso.

O terceiro triângulo é formado pelos signos: TIGRE, CAVALO E CÃO.
Eles buscam servir a humanidade e promover a comunicação entre os povos. Apreciam o contato pessoal e desenvolvem fortes ligações com amigos e companheiros. Relacionam-se bem com a sociedade, são muito honestos, abertos e motivados pelo idealismo e honráveis nas intenções. Podem agir mais pelo impulso do que pela consciência. Podem levar mensagens aos outros tentando inspirá-los à ação. Extrovertidos e energéticos, eles desafiam quem estiver contra eles e combatem a injustiça.

O quarto triângulo é formado pelos signos: COELHO, CABRA E PORCO. 

Eles são movidos pelos sentidos, são expressivos, intuitivos e eloquentes se manifestando principalmente na estética e na arte. São excelentes artistas, diplomáticos e compassivos. Sua natureza é a mais calma do zodíaco mas podem ser muito dependentes dos outros. São flexíveis e adaptam facilmente aos ambientes. Se voltam para a beleza e para os mais altos níveis do amor. 


INCOMPATIBILIDADE ENTRE OS SIGNOS

Os signos diretamente opostos a si estão em conflito direto e farão tudo que os torne os mais incompatíveis. Assim, vemos que:

  • o Rato e o Cavalo se chocam e não se toleram.
  • o Boi e a Cabra são grandes rivais
  • a Cabra e o Boi não combinam
  • o Tigre e o Macaco são adversários
  • o Coelho e o Galo não se vêm com bons olhos
  • o Dragão e o cão tem dificuldade de conviver pacificamente
  • a Serpente e o Porco não se toleram e optam em ir por trajetos separados.
Os signos que não aparecem diretamente opostos e não são encontrados junto ao triângulo da afinidade serão compatíveis em alguns graus.

Elemento Fogo



Do fogo à terra: Simbolicamente o fogo reduz tudo em cinzas, que se transforma em parte da terra outra vez. O fogo é controlado pela Água, pois a água apaga rapidamente com o fogo.
  • Elemento: Fogo
  • Grandes Conflitos: Água
  • Alguns Conflitos: Madeira
  • Não há Conflitos: Fogo
  • Sucesso: Terra e Metal
O Fogo representa a força de expansão. Criativa, dinâmica e extrovertida, normalmente não teme os desafios. Indica qualidades acima da média para liderança. Tem capacidade de motivar as pessoas e a trazer ideias. Adora a aventura e inovação, tende a fazer exame de ideias novas e brilhantes e tenta dominar outros com a sua criatividade e originalidade.

Não teme riscos e gosta de se manter em movimento e de explorar novos horizontes. Seu discurso é dinâmico, controla as emoções enquanto a sua ambição e força pode amplificar o seu egoísmo e torna-la impaciente quando os seus desejos não são gratificados. Uma pessoa do fogo pode tentar atingir os seus objetivos pela força ou pela violência, mas poderá encontrar a oposição e o perigo. Nasceu para vencer.

É simpática, mas deve cultivar as qualidades de um boa ouvinte e controlar suas tendências impulsivas. Como o seu elemento fogo, extrai dos outros o seu calor e brilho. Pode beneficiar aqueles que procuram a sua companhia. A pessoa do fogo pode também ser destrutiva e causar bastantes danos quando não controla e não dirige as suas energias corretamente.

Elemento Terra



Da terra ao metal: Todo metal é extraído da terra. A terra é controlada por Madeira, pois as árvores e suas raízes prendem-se no solo que começam da terra.
  • Elemento: Terra
  • Grandes Conflitos: Madeira
  • Alguns Conflitos: Fogo
  • Não há Conflitos: Terra
  • Sucesso: Metal e Água
A terra favorece a ordem e a disciplina em todas as áreas da vida. A pessoa se destaca pelo sentido prático e pela sua capacidade de ultrapassar qualquer obstáculo que lhe possa surgir. Com seu poder de dedução e capacidade para a organização, é uma excelente planejadora e administradora eficaz.

Utiliza da melhor forma os recursos que encontra. Sábia e prudente nas finanças como é cautelosa com o seu próprio dinheiro. Inteligente e determinada, é uma pessoa empreendedora séria e metódica. Pode organizar e dirigir negócios que requer mão firme. Consegue reforçar ou construir uma fundação, que acha razões sadias para tudo.

Quando pode, move-se lentamente e prossegue com resultados duráveis. Gosta de manter as coisas numa perspectiva apropriada e é conservadora por natureza. Raramente exagera nos seus cálculos e expectativas. Dá opiniões concretas e enfrenta a realidade, sem retoques ou modificações. Suas falhas mais comuns são a sua falta da imaginação, a super proteção dos seus próprios interesses e a aversão à aventura na vida.

Elemento Madeira



Da madeira ao fogo: O fogo não pode existir por si, mas é produzido através da queima da madeira. A madeira é controlada pelo Metal, pois a árvore pode ser abatida pelo metal da lâmina de um machado.
  • Elemento: Madeira
  • Grandes Conflitos: Metal
  • Alguns Conflitos: Água
  • Não há Conflitos: Madeira
  • Sucesso: Terra e fogo
A madeira simboliza os princípios do equilíbrio e da justiça. Solidária, positiva e muito trabalhadora, tem moral elevada e é autoconfiante. Seus interesses e sua natureza expansiva lhe permitirá fazer coisas em grande escala. Possui personalidade executiva e sabe separar assuntos por categoria. Se determina em projetos de longo prazo ou estudos cientificos maiores.

Tem habilidade de convencer outros para fundir e juntar forças. Ramifica rapidamente e diversifica em muitos campos sempre que possível, porque advoga o crescimento e a renovação constante. Sabe partilhar recompensas por esforços coletivos e sua boa vontade inata, compreensão compassiva com os pensamentos alheios e como se comportam, pode levá-la a posições mais altas.

O seu problema principal é que tende a querer mais do que pode. Não pode terminar o que começam se espalhar os seus recursos em gostos demasiadamente finos.

Elemento Água



Da água à madeira: A água significa a chuva ou o orvalho que fazem a planta e a vida florescer, deste modo produz a madeira. A água é controlada pela terra, pois a terra dá limite à água; ao escavar a terra, formamos os diques e canais para regar as plantas.
  • Elemento: Água
  • Grandes Conflitos: Terra
  • Alguns Conflitos: Metal
  • Não há Conflitos: Água
  • Sucesso: Fogo e madeira
A água se relaciona com a facilidade em comunicar ideias. É uma pessoa flexível, intuitiva, altruísta. Existe uma habilidade melhor do que outras pessoas para se comunicar e avançar com as suas ideias, influenciando os pensamentos dos outros. A mente desta pessoa ajuda a realizar suas ideias criativas.

Sua vibração simpática, que se faz sentir em suas emoções e sentimentos, pode ser aumentada ou diminuida através do signo. Tem aptidão para captar coisas importantes que pode desenvolver em potenciais futuros. Ajusta coisas que deseja e utiliza os talentos e os recursos de outros. Entretanto, sabe ser determinada na sua persistência e nunca fará os outros terem a sensação que estão sendo usados. Desta maneira, tal como o seu elemento água, ela desgasta as rochas mais fortes da oposição por seus esforços silenciosos, constantes e persistentes.

Esta pessoa infiltra-se mais do que domina, sabe como, quando e de quem deve se aproximar para determinado assunto. Têm talento para fazer do desejo das outras pessoas o que ela mesma deseja, conseguindo seus objetivos de uma maneira certa mas indireta. Gosta de unir e utilizar em vez de compelir outros no movimento. Por causa deste tipo de consciência e flexibilidade básica, flui como o seu elemento.

Nos seus estados negativos, tende a ser demasiada conciliadora e fará seu caminho de forma mais fácil e mais conveniente para ela. No seu pior, será inconstante, passiva e demasiado lenta. Assim, a sabotagem é uma das suas habilidades básicas para realizar objetivos. Para terem sucesso, devem ser mais assertiva e usar o seu poder de persuasão.

Elemento Metal




Do metal à água: O metal pode ser simbolizado como uma embarcação ou um recipiente para prender a água, assim podemos dizer que o metal prende a água. Em outro sentido, o metal é o único elemento que muda um líquido quando aquecido. O metal é controlado pelo fogo, pois o fogo derrete o metal que é forjado com muito calor.
  • Elemento: Metal
  • Grandes Conflitos: Fogo
  • Alguns Conflitos: Terra
  • Não há Conflitos: Metal
  • Sucesso: Água e Madeira
O metal acentua os sentimentos, torna-os mais fortes e definidos, a perseverança e a intensidade dos propósitos. Geralmente é uma pessoa ambiciosa e empreendedora, rígida na sua expressão, que pode ser aumentada ou diminuida dependendo do signo. É guiada por sentimentos fortes e persegue seus objetivos com intensidade e pouca hesitação. Sustentada por suas ambições, é capaz de um esforço prolongado até atingir o que quer.

Determinada, não se deixa influenciar facilmente para mudar o curso. Uma vez que já se decidiu nele, a perseverança própria do signo será extremamente realçada pelo elemento do metal. Prefere resolver seus problemas sozinha e não aprecia a interferência ou auxílio quando não for solicitado. Traça seu próprio destino, determina o seu próprio trajeto e visualiza os seus próprios objetivos sem ajuda externa.

Embora possa ver as coisas de forma inflexível e fria, parece conduzir a eletricidade; seus impulsos fortes e poderes criativos são sentidos por tudo o que contata, desse modo provoca as mudanças e as transformações que deseja. Seus instintos estão direcionados para interesses monetários e acumulativos muito fortes, e usa estes traços para suportar seu espírito independente e o seu gosto para o luxo, a opulência e o poder.

Para ser totalmente eficaz, deve aprender a se comprometer e não abandonar as coisas e concluir à sua maneira. Pode estar em permanente conflito, desfazendo de relacionamentos, quando os outros não atendem os seus desejos nem se conformaram prontamente com a sua vontade.

Os cinco elementos





No pensamento taoísta chinês, os elementos da Natureza podem ser classificados em cinco tipos: metal, madeira, terra, água, fogo. Cada ciclo se completa em 60 anos e cada um dos símbolos animais é combinado com os cinco elementos principais: madeira, fogo, terra, metal e água.

O taoísmo descreve um ciclo de produção - Sheng e um ciclo de controle - Ke - agindo sobre os elementos. No taoísmo, tudo que conhecemos ou pensamos como realidade é um símbolo e um reflexo dos céus, de tal forma que, entendendo o relacionamento macrocósmico das coisas, poderemos entender o mesmo relacionamento numa escala menor: no corpo, na astrologia pessoal ou na política.

O elemento de seu símbolo lunar exercitará influência por toda sua vida. Uma parte fundamental da filosofia oriental são as inter-relações entre os cinco elementos. Estes são divididos em relações condutivas e de controle.

  • No ciclo da produção, a madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a água, a água produz a madeira.
  • No ciclo de controle, a madeira bloqueia a terra, a terra bloqueia a água, a agua bloqueia o fogo, o fogo bloqueia o metal, o metal bloqueia a madeira.
CONDUTIVO E CONTROLE

São cinco elementos: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra. Cada um dos doze animais do zodíaco rege os aspectos material, físico e social. Os elementos da natureza indicam as características intelectuais e espirituais da personalidade. Sob esta filosofia, nenhum elemento pode ser chamado de mais forte ou mais fraco. São dependentes uns dos outros e são iguais. São ligados pela corrente da vida que é a causa da sua existência, e não há nenhum esforço do poder. Cada um tem o seu próprio lugar e função.


TABELA DOS ELEMENTOS
Quando o ano termina em 0 e 1: METAL
Quando o ano termina em 2 e 3: ÁGUA

Quando o ano termina em 4 e 5: MADEIRA

Quando o ano termina em 6 e 7: FOGO

Quando o ano termina em 8 e 9: TERRA

MATERIALISTAS: Rato, Macaco, Dragão (+)
São os animais ligados à realizações materiais, tornando-se muitas vezes bons provedores. Eles formam o primeiro triângulo. Estes signos têm um excelente desempenho, são peritos na manipulação e cheios de iniciativa e inovação. Auto determinados, iniciarão a ação sem rodeios, raramente hesitam nem balançam na incerteza. Agitados e pouco moderados quando desocupados, são governados pela energia e pela ambição dinâmicas. São o potenciômetro de derretimento para ideias.

ORIENTADORES: Galo, Serpente, Búfalo - boi (-)
São animais que podem animar ou instruir outros com idéias excêntricas ou pela força de sua personalidade, algumas vezes dedicando-se a área de comunicação, arte ou ensino. Eles formam o segundo triângulo. São lutadores e dedicados que conseguem atingir grandes alturas e as conquistar pela sua determinação. Estes três são observadores e dados ao pensamento e ao planeamento sistemático. São os signos mais intelectuais do ciclo. Dependem da sua própria avaliação dos factos e das figuras e dão pouco credibilidade à evidência do que ouvem dizer. Ouvem mais a cabeça do que os seus corações. Lento e certo nos seus movimentos, gostam de agir independentemente. Procurar-se-ão invariavelmente para fora e misturar-se-ão mais com sucesso.

TRANSFORMADORES: Tigre, Cavalo, Cão (+)
São animais que trazem a revolução social. Mais desprendidos da matéria, tem apreço pela liberdade. Eles formam o terceiro triângulo. Estes signos procuram servir a humanidade, promovem a compreensão do universal e promovem as comunicações. São feitos para o contacto pessoal e desenvolverão ligações fortes com os seres humanos do companheiro. Relacionam-se bem com a sociedade enquanto são basicamente honestos e abertos e motivados pelo idealismo. Ortodoxos às vezes mas sempre honráveis na intenção, este trio actua mais no impulso escondendo a sua consciência. Fornecem os seus próprios conselhos e inspiram os outros à acção pelas suas personalidades um pouco agressivas. Extrovertidos, energéticos e desafiadores do adversário e à injustiça.

SENSITIVOS: Coelho ou Lebre - Cabra - Porco ou Javali (-)
São animais muito sensíveis e misteriosos, tendendo a desenvolver uma diplomacia natural, pois captam o interior dos outros. Eles formam o quarto e último triângulo. Estes três signos são concernidos principalmente pelos seus sentidos e o que podem apreciar com eles. São expressivos, intuitivos e eloquentes manifestando-se na estética e na arte. Excelentes nas artes mais finas, são diplomáticos e compassivos. Têm uma natureza geralmente mais calma do que os outros signos lunares. Dependente dos outros para a estimulação e liderança, são flexíveis porque se ajustam facilmente ao seu ambiente. Estes três signos são extraídos para a beleza e para os aspectos mais elevados do amor.

Signo do Tigre



Elemento principal: Madeira / Haste Yang
Rege o mês de fevereiro e o dia 15 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Aquário
Governa: das 03h00 às 05h00
Aliados energéticos: Cão e Cavalo
Opositores: Macaco / Deve manter distância da Serpente 


Palavras chave: 
Temperamento forte, poder, força, magnetismo, honestidade e generosidade. É articulado, divertido, liberal, eternamente jovem, versátil, ousado, corajoso, independente, determinado e exigente, também pode ser excessivamente obstinado, vaidoso, egoísta, franco, rebelde, indisciplinado, desobediente, instável, imprevisível, impulsivo, impetuoso, imprudente, intransigente, ciumento, cruel e vingativo.

Personalidade: Para determinar a personalidade integral do Tigre deve ser considerado a característica do signoa junção do signo com o ascendente que pode influenciar nos modos de pensar e agir, e o elemento predominante do ano de nascimento pois, dependendo do elemento, as pessoas do mesmo signo podem ter comportamentos diferentes.

O Tigre emana força e poder tendo um magnetismo que fascina e atrai as pessoas para junto de si. Forte, nobre, independente e corajoso, o Tigre tem o carisma suficiente para persuadir as pessoas a aderir a uma causa, um ideal ou um projeto. 

As pessoas gostam de estar junto do Tigre porque seu dinamismo é contagiante e desperta emoção nas pessoas levando-as a viver mais intensamente. Daí elas podem obter sucesso mas irão atribuir sua boa sorte ao Tigre.

Seu lar é seu domínio podendo optar por móveis de metal e design moderno, cores vibrantes e objetos criativos. É bom anfitrião mas tem seu lado combativo e defende seu espaço, seu trabalho, sua família e seus bens com unhas e dentes. 

Muito aberto e honesto em seus relacionamentos, o Tigre detesta falsidade e hipocrisia. Reconhecido por seu comportamento franco, algumas vezes pode ser considerado indelicado pois não hesita em falar o que pensa. 

Rebelde quanto às convenções e contra qualquer forma de autoridade mesquinha, embora isso possa colocá-lo em conflito com outras pessoas, ele nunca foge de uma discussão e defende o que acredita ser o certo e justo.

Com capacidade de liderança, o Tigre exibe autoridade e obtém prestígio mas não confia muito nos outros. Nunca desperdiça suas forças e sempre espera o momento certo ou a ocasião favorável para obter o máximo com o mínimo esforço.

É capaz de detectar oportunidades, agir rápido e ser confiável em suas atribuições, mas pode ser instável em suas decisões. Em determinadas situações poderá protelar uma decisão importante até o último momento ou até que seja demasiado tarde para agir.

Dinâmico e otimista, o Tigre é sonhador apenas de sonhos realizáveis. Gosta de ser desafiado a mostrar sua competência. Qualquer tarefa dada ao Tigre sempre será feita com eficiência. Com muito entusiasmo o Tigre dá o máximo de si para realizar o que deseja sem medir esforços, desde que esteja numa posição de comando pois sente-se desconfortável numa posição subalterna.

Geralmente o Tigre despreza toda autoridade estabelecida, hierarquia e os conceitos conservadores, podendo revoltar-se contra seus superiores ou ordem vigente. Com suas ideias pioneiras e coragem, pode declarar guerra contra antigos costumes ou lutar para conquistar e defender direitos. 


Dotado de fortes instintos humanitários não admite a injustiça nem sobre si e nem sobre outros, esperando também que seus amigos estejam a seu lado contra aqueles que considera como inimigos. O Tigre tende a ser um revolucionário em potencial, sendo capaz de servir de inspiração para outros e entregar-se a uma causa até a morte mesmo em função de pessoas que não conhece podendo marcar sua época. Tiradentes, o mártir da liberdade do Brasil, é bom exemplo disso.

O Tigre é capaz de conquistar as pessoas e convencê-las a seguí-lo, mas nem sempre o Tigre merece ser seguido. Por não ter paciência de depender dos outros, pode preferir trabalhar sozinho dentro do seu ritmo apressado. Isso pode levá-lo a não ter perseverança para esperar resultados ou negligenciar minúcias, detalhes e burocracias levando-o a
ações arriscadas, imprevisíveis e sem planejamento, podendo arrastar outros junto com seu fracasso. E quem concorda em segui-lo às cegas estará se arriscando a resultados inconsequentes devido a erros insignificantes.

No entanto quando o Tigre aprende a reconhecer seus próprios limites e concorda em compartilhar ideias e decisões, ele se torna imbatível alcançando o sucesso junto com seus seguidores.
Há chance de ser bem sucedido em diversas áreas mas principalmente nas áreas de vendas, administração de pessoal ou de negócios onde possa assumir riscos.  Intransigente e pouco adaptado às normas e sistemas estabelecidos, pode preferir uma profissão liberal com horários flexíveis.

Quando se faz necessário ou quando deseja algo, o Tigre tende a trabalhar e se esforçar tornando-se determinado e cheio de energia. Aí ele mergulha a fundo no que lhe interessa, porém uma vez atingido o objetivo e satisfeito o desejo surge o desejo de permanecer inativo para descansar e repousar. Mas como nem sempre a vida nos permite essas pausas, o Tigre ruge quando se sente preso no trabalho.

Devido ao seu caráter imprevisível, inesperadamente pode abandonar tudo para ir em busca de algo maior. O Tigre é destemido e pode assumir riscos que ninguém ousaria assumir. Extremanente confiante, algumas vezes até demais, ele pode seguir uma aventura levado pela emoção. Ele considera que experiências servem para enriquecer sua vida e adicionar profundidade a sua natureza.

Algumas vezes o Tigre pode se mostrar como um gatinho meigo e manhoso mas nem sempre ele é assim, se precisar ele mostra suas garras afiadas causando medo nos outros. Corajoso diante do perigo, ele tem um pavio curto capaz de explosões descontroladas. Por ser obstinado e eficiente no que faz também exige que os outros tenham suas responsabilidades e executem suas tarefas com perfeição. No entanto sempre recompensa bem a quem bem trabalha.

Pode ser egoísta nas pequenas coisas, mas no fundo o Tigre tem bom coração. Algumas vezes poderá ser altamente indulgente consigo e com outros, permitindo regalias aos outros devido à sua grande generosidade. Não se deixa dominar pelo dinheiro ou por interesses financeiros, pois valoriza muito mais a sua liberdade podendo renunciar a situações tradicionais de vida. Pode até viver sozinho, mas jamais abrirá mão da autoridade sobre si mesmo, sobre suas coisas e interesses só para ter alguém junto de si.  

Com uma mente eternamente jovem que evolui junto com o tempo, mesmo na velhice estará sempre atualizado com modernas tecnologias. Sempre pronto a experimentar novos estilos, tanto pode ser visto num estilo simples e despojado como num estilo de alta costura. E assim consegue ter um charme encantador, com seu jeito deliberadamente articulado, divertido e pronto a contar deliciosas histórias.

A vida do Tigre será cheia de risos, alegria e emoções mas também de alguns momentos de desespero. Poderá se sentir triste mas detesta que tenham pena dele. Ele sabe que seja qual for a situação, ele conseguirá saltar à frente indo em busca de novos desafios.

Imprevisível, em algumas fases de sua vida será levado a agir por impulso e, embora se mostre disposto a ouvir conselhos isso não significa que irá segui-los. Alguns chineses evitam ter filhos no ano regido pelo Tigre para evitar filhos ferozes e desobedientes.

Impetuoso, audaz e inconstante, o Tigre não suporta relações mornas. Ele gosta de pessoas tão fortes quanto ele e que estejam à altura de sua força e coragem. No entanto, gosta de manter certo grau de independência em suas ações e ser responsável apenas por si próprio. Prefere atribuir suas realizações apenas aos seus próprios esforços e, a menos que seja inevitável, raramente solicita ajuda.

Muito sensual, na juventude tende a aventurar-se em locais ou em situações que estimule sua imaginação.  Embora seja emotivo, carinhoso, sincero e sensível, ele tem dificuldade de falar de suas emoções mas é sexualmente ardente, ousado e exigente. Para o Tigre o sexo é um prazer constante onde gasta sua impetuosa energia.

Em geral o Tigre tende a assumir uma união, parceria ou casamento ainda jovem e, quando consegue estabelecer um relacionamento feliz e gratificante, ele ama, cuida de uma forma calorosa e sempre se manterá surpreendente. Tende a ser bastante generoso em seus presentes para os amigos, parentes e principalmente para quem ama.

A afeição do Tigre é marcada pela paixão que precisa de estímulo para mantê-la, senão perde o interesse e vai em busca de alguém que incendeie seu coração. No entanto suas paixões podem ser tão avassaladoras que correm o risco de se extinguir num grande incêndio devido ao exagerado ciúme que pode queimar o relacionamento. 

Com seu temperamento rebelde e explosivo, não suporta qualquer tipo de controle e restrição. Não se deixa limitar por convenções ou pela imposição de outras pessoas. Ao contrário, o Tigre gosta de ser respeitado e obedecido, tendendo a querer impor-se aos outros.

Gosta de ser o centro de atenção e, apesar de sua autoconfiança, algumas vezes pode se sentir inseguro. Assim como o Dragão e o Galo, o Tigre tem um super ego e odeia ser ignorado ou receber críticas. 

Ele gosta de dinheiro, fama e poder, mas nada disso tem mais significado do que seu ego ferido. E quando chega a esse ponto costuma ser cruel e vingativo, podendo levar muito tempo para se recuperar de suas mágoas e ressentimentos. 

A sorte e sucesso do Tigre estará relacionada à sua capacidade de controlar seu forte temperamento e seu jeito precipitado que poderá interferir nas suas realizações e relacionamentos. Quando adquire sabedoria, o Tigre encontra sua própria identidade e compreende sua personalidade. Naturalmente na velhice aprende a ser mais relaxado embora possa ter remorsos pelo que fez ou não fez. Por isso quanto mais cedo aprender a refletir em seus atos, mais cedo obterá êxito.

O Tigre é considerado o signo dos destinos excepcionais e das situações inesperadas. A vida do Tigre que nasceu amparado pelas sombras da noite, principalmente perto da meia-noite, estará a salvo das dificuldades e sua vida será menos agitada. Porém se nasceu depois do amanhecer ou perto do meio-dia, levará uma vida arriscada, apaixonada, violenta e cheia de graves perigos.

A primeira fase da vida do Tigre geralmente é tranquila. A segunda fase pode ser mais apaixonada e sujeita a problemas financeiros, sentimentais e familiares, podendo enfrentar muitas dificuldades. Se tiver habilidade para solucionar os problemas evitará muitos problemas na velhice. De qualquer forma, se chegar à velhice gozará de muita paz.


Tigres e seus elementos 

Tigre Madeira:  Com sua personalidade amistosa, gentil e simpática, o Tigre Madeira tende a reunir junto de si muitos colaboradores, amigos e admiradores. Com muito senso de humor, costuma atrair pessoas que igualmente gostam de viver de forma agitada e prazerosa. Menos orgulhoso e autoritário do que os outros Tigres, o Tigre Madeira gosta de ajudar aos outros como também de trabalhar em equipe mas pode sobrecarregar os outros com suas tarefas. Algumas vezes pode se mostrar disperso, distraído ou enfrentar dificuldade de concentração. Tende a mudar de interesses e ideias de uma forma inconstante, podendo passar de um assunto a outro, de um interesse a outro ou tratar as coisas de forma superficial.

Tigre Metal : 
Assertivo, ambicioso e competitivo, esse é o Tigre que não perde o foco de seus objetivos. Com uma personalidade forte, ele é facilmente notado por onde passa e isso o satisfaz muito. Enérgico e determinado, pode trabalhar incansavelmente e com muito entusiasmo até alcançar o que deseja. Admirado e respeitado por sua competência, tem muito otimismo para superar situações difíceis mas pode ser  inflexível quanto a mudanças. É impaciente para esperar resultados e quando as coisas não acontecem como esperado, pode se tornar extremamente nervoso. É excêntrico e pouco diplomata tendo dificuldade para expressar o que sente e pensa, podendo tirar conclusões precipitadas acerca das situações. A sorte do Tigre Metal está relacionada à sua capacidade de relaxar, divertir e aproveitar mais a vida.

Tigre Água: 
O Tigre Água é versátil e astuto, tem múltiplos interesses e mostra-se sempre ávido por novas ideias. Em alguma fase da vida poderá abandonar tudo para se aventurar em locais distantes, podendo persuadir outros a acompanhá-lo em suas iniciativas. É ambicioso e autoconfiante mas tende a deixar as coisas inacabadas. Amável e flexível, tende a manter a calma em tempos de crise. Nunca se mostra inseguro e consegue o que deseja porque sabe comunicar bem suas ideias. Devido ao seu talento, intuição e imaginação, pode ser um excelente orador ou escritor.

Tigre Fogo: 
O Tigre fogo é super entusiasmado sendo o que mais demonstra força, iniciativa e energia do que outros Tigres. Extrovertido e dinâmico, gosta de estar sempre em ação mostrando-se disposto a se lançar em tudo que se estimule sua imaginação. Seu temperamento é simpático e otimista, tendo grandes qualidades de liderança com capacidade de entusiasmar os outros. É muito persuasivo mas deve evitar querer impor suas ideias e desejos sendo preciso aprender a negociar suas ideias. Terá sucesso quando adquirir a capacidade de relaxar e ser menos apressado.

Tigre Terra: 
O Tigre Terra é responsável, justo e sensato, tendendo a analisar tudo com objetividade, seja nas relações pessoais quanto nas negociações. É o mais estável e realista de todos os Tigres, que preza sua aparência e reputação. Não se dispersa em múltiplos interesses e tende a se especializar numa área, porém pode ser tão dedicado à sua profissão esquecendo de outros interesses. Pouco ambicioso e auto-condescendente, ele usa da razão e da reflexão, controla seus impulsos e evita os atos impensados. Não aceita facilmente sugestões ou pontos de vista dos outros, como também não permite intromissões em sua vida. 


Anos regidos pelo Tigre

Quando o ano é regido pelo Tigre abre a possibilidade de muita agitação, contratempos e imprevistos. São anos em que ocorrem muitas e grandes mudanças tanto na política quanto na vida coletiva, podendo ocorrer atos de rebeldia, guerras, explosões e catástrofes. 



Feng Shui

O Tigre representa a maior potência do mundo sendo o emblema de proteção da vida humana. Por isso ter a imagem de um tigre na entrada casa afasta grandes riscos como fogo, ladrões e espíritos malignos. 



Ascendentes e compatibilidades
Quem nasceu no período de horário de verão,
 deve descontar as horas acrescidas.     

Tigre / Tigre (0º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 03h00 às 05h00 tem ascendente Tigre. Esse é um Tigre feroz que usa seus dentes e garras para lutar pelo que deseja. Sua personalidade é excitante mas também extremamente violenta.
  • Compatibilidade Tigre/Tigre: Por terem as mesmas características podem até se entender, desde que evitem conviver no mesmo ambiente. Por haver certas reservas entre eles, podendo surgir animosidades e limitações.
  • O ano regido pelo Tigre não é tão afortunado para o Tigre, por isso ele deve evitar correr riscos. Há possibilidade de encontrar resistências ou outros que se voltam contra ele. Talvez tenha de assumir despesas inesperadas mas sempre poderá contar com ajuda de alguém.
Tigre / Coelho (30º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 05h00 às 07h00 tem ascendente Coelho. Esse é o Tigre que consegue manter-se mais calmo, sendo menos impetuoso e mais paciente. Em vista disso reflete mais em suas decisões e consegue permanecer fora do problema.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Coelho podem até se compreender mas terão de superar inúmeras dificuldades. O clima entre eles pode ser tenso. Eles se toleram mas não há muita simpatia e comunicação entre eles.
  • No ano regido pelo Coelho podem surgir muitos obstáculos para o Tigre. Ainda assim pode ser um ano feliz devido a algumas notícias boas no amor e nos negócios que deixarão o Tigre feliz.
Tigre / Dragão (60º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 07h00 às 09h00 tem ascendente Dragão. Esse é o Tigre super autoconfiante e que tem um grande ego. Ele deseja atingir o topo e pode ser um grande líder, desde que controle sua vaidade e confie mais nos outros. 
  • Compatibilidade: Embora um complete o outro em diversos aspectos, as relações entre eles dificilmente chegam a ser tranquilas. O Tigre e o Dragão tem algumas diferenças de personalidade porém eles se respeitam e cooperam entre si. Raramente chegarão a um acordo até mesmo nas questões mais insignificantes. Podem até lutar para dominar mas também podem ser grandes aliados em conquistas. O Dragão pode ensinar ao Tigre a ser mais prudente.
  • Os anos regidos pelo Dragão podem ser difíceis para o Tigre conseguir lucros e apoios. Podem ocorrer maus investimentos como também separações e rompimentos. O Tigre pode sentir dificuldade de adaptação às mudanças, mesmo que lhe tragam benefícios. 
Tigre / Serpente (90º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 09h00 às 11h00 tem ascendente Serpente. Esse é o Tigre que pode obter grande sucesso se aprender a ser astuto como a serpente, sendo mais reservado, mantendo segredo de suas intenções e controlando seu temperamento.
  • Compatibilidade: O Tigre e a Serpente são pouco simpáticos entre si, olham-se com desconfiança podendo ser indiferentes ou sujeitos a fortes conflitos. Eles não se compreendem e a sensatez da Serpente não combina com o entusiasmo inconsequente do Tigre. Qualquer relacionamento entre a Serpente e o Tigre pode ser uma relação doentia, podendo haver desfechos e ataques perigosos para o Tigre.
  • Os anos regidos pela Serpente exigirão que o Tigre seja muito cauteloso, tendo atenção por onde vai e com quem se relaciona. Pode ser um ano de poucos ganhos ou algumas perdas. Pessoas do sexo oposto podem causar-lhe desapontamentos. Mulheres em cargo de chefia podem frustrá-lo ou prejudicá-lo. 
 Tigre / Cavalo (120º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 11h00 às 13h00 tem ascendente Cavalo. Esse é o Tigre prático que corre riscos calculados. No entanto deve evitar fantasiar resultados e nunca perder o real sentido de responsabilidade.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Cavalo formam uma excelente parceria, há afeição entre eles mas podem discutir muito devido a divergências de ideias. Eles irão compartilhar dos mesmos objetivos e o Cavalo será útil para detectar os perigos antes que o Tigre perceba. Esse reflexo rápido do Cavalo beneficia o Tigre bem como lhe ensina a honestidade de princípios. 
  • Os anos regidos pelo Cavalo são bons e felizes para o Tigre, podendo haver rápido progresso como promoções, reconhecimento e lucros. Pode ser também uma época de premiações, festas e boas notícias em casa.
Tigre / Cabra (150º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 13h00 às 15h00 tem ascendente Cabra. Esse é um Tigre encantador, quieto e observador que pode desenvolver seu talento artístico. No entanto deve controlar seu caráter ciumento, agressivo e possessivo.
  • Compatibilidade: Tigre e Cabra são compatíveis apenas em algumas situações. Em alguns momentos pode haver conflitos ou uma certa indiferença pois o Tigre se cansa rápido da Cabra. Porém quando eles se entendem, os laços entre eles podem duradouros e permanentes. Não são recomendados negócios ou compartilhamento de bens, pois um pode causar prejuízo ao outro.
  • Nos anos regidos pela Cabra podem surgir alguns obstáculos que demoram muito tempo para resolver. O Tigre deve ter muito cuidado, pois podem ocorrer prejuízos e perdas de objetos pessoais. O mês de Julho que é regido pela Cabra é o melhor momento para o Tigre repousar ou tirar férias.
Tigre / Macaco (180º) oposto
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 15h00 às 17h00 tem ascendente Macaco. Esse é um Tigre extremamente inteligente e articulado, mas pode exceder limites extrapolando além do que o bom senso o que pode gerar atitudes inconsequentes.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Macaco não combinam muito, pois o Tigre pode se irritar facilmente com o jeito brincalhão do Macaco. O Macaco, que é rápido e sagaz, pode abusar da paciência do Tigre ou fazê-lo sofrer muito com seus enganos. O Tigre deve evitar sociedades, parcerias e casamento com o Macaco pois estará em constante perigo de ser enganado. 
  • Nos anos regidos pelo Macaco pode haver muita irritação para o Tigre. Se o Tigre se envolver em discussões ou fazer objeções poderá criar confrontos que podem tornar-se sérios embates em tribunais. Pode ser um ano de muitas viagens e deslocamentos devido a compromissos, mas também de perdas ocasionadas por pessoas espertas.  
Tigre / Cavalo (150º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 17h00 às 19h00 tem ascedente Galo. Esse é Tigre com uma personalidade fascinante mas também muito insistente para que outros sigam suas ideias podendo não deixar outras opções de escolha.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Galo são duas personalidades fortes e o Tigre não suporta a exagerada vaidade do galo. Eles mantém algumas reservas entre si tendo pouca abertura de comunicação. Juntos eles se irritam ou são indiferentes.
  • Os anos regidos pelo Galo podem trazer para o Tigre grandes imprevistos causando-lhe aborrecimentos. Uma ajuda providencial pode chegar através de amigos ou de locais inesperados.
Tigre / Cão (120º)
  • Ascendente: O Tigre nascido 19h00 às 21h00 tem ascendente Cão. Esse é o Tigre razoável que é justo e gosta de cooperar com os outros. No entanto pode magoar os outros devido à sua extrema franqueza.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Cão são excelentes companheiros nas aventuras e nas ações em defesa de projetos importantes. O realismo e a praticidade do Cão são favoráveis para que o Tigre controle seus impulsos e aprenda a raciocinar mais. É uma próspera união de sucesso e prosperidade, sendo o Cão um amigo fiel que estará a seu lado e em defesa das grandes causas.
  • Nos anos regidos pelo Cão mesmo diante de dificuldades o Tigre recebe uma proteção especial. Pode ser um ano de pouca sociabilidade, muito esforço e trabalho mas também sucesso através do apoio de pessoas influentes. 
Tigre / Porco (90º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 21h00 às 23h00 tem ascendente Porco. Esse é o Tigre impulsivo e ingênuo que tenta agradar a todos mas só para conseguir o que quer. Sente-se muito satisfeito quando realiza seus desejos mas pode se tornar vingativo diante das frustrações.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Porco podem ser bons companheiros, desde que o Tigre faça o possível para não abusar da confiança do Porco. Eles são ótimos para unir interesses, amor e negócios porque colaboram entre si. O Porco tem boa índole, é honesto e poderá dar estabilidade e segurança ao Tigre.
  • Os anos regidos pelo Porco são épocas de equilíbrio para o Tigre, desde que consiga controlar as despesas pois a prosperidade tende a não durar muito tempo. Deve ser prudente com investimentos de alto risco e com novos sócios e parceiros.
Tigre / Rato (60º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 23h00 às 01h00 tem ascendente Rato. Esse é um Tigre de cabeça quente mas de natureza amorosa. Pode ter atitudes impulsivas mas logo se equilibra e não hesita em pedir perdão.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Rato tem personalidades diferentes mas podem se entender se houver respeito entre eles. Por haver poucos interesses em comum e o relacionamento pode ser frio e distante. Caberá ao Rato manter os elos que os unem.
  • Os anos regidos pelo Rato tende a ser pouco afortunados para o Tigre. Os negócios podem ser difíceis, os rendimentos insignificantes e pouco progresso. No ano regido pelo Rato é preciso que o Tigre trabalhe muito, se esforce, seja prudente e tenha muita paciência evitando imprudências e mantendo-se dentro do que seja tradicional e estável.
Tigre / Boi (30º)
  • Ascendente: O Tigre nascido entre 01h00 às 03h00 tem ascendente Boi. Esse é o Tigre que combina força de vontade e temperamento forte, por isso tem mais autocontrole e personalidade mais calma.
  • Compatibilidade: O Tigre e o Boi são duas personalidades totalmente incompatíveis. Devido às sérias rivalidades, o Boi sempre tentará destruir o Tigre podendo ocorrer conflitos, enganos mútuos e muitas desconfianças. 
  • O Tigre pode tentar desafiar a autoridade do Boi e isso pode causar confrontações sérias. Não são recomendadas sociedades, parcerias e casamento, pois o Boi poderá aniquilar a vida do Tigre.
  • No ano regido pelo Boi podem ocorrer discussões, brigas e enganos. O tigre pode se sentir frustrado por algo vindo de alguém que detenha alguma autoridade, mas ainda assim deve conter seu temperamento e sua rebeldia para não piorar os problemas.

Signo do Boi ou Búfalo



Elemento principal: Água / Haste Yin
Rege o mês de Janeiro e o dia 12 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Capricórnio
Governa: das 01h00 às 03h00

Aliados energéticos: Serpente e Galo
Opositor: Cabra / Deve manter distância do Cavalo

Números da sorte : 1, 4 e números que os contêm como 14 e 41
Números de azar : 5 e 6, e números que os contenham como 56 e 65
Cores da sorte : branco, amarelo, verde / Cor do azar : azul
Flores da sorte : tulipa, flor de pêssego
Direções da sorte : norte, sul / Direção azarada : sudoeste

 
O Boi é trabalhador, metódico e digno de confiança. Ligado à família e aos valores tradicionais, é persistente e preciso, e geralmente constrói sólida base material. No amor é reservado, fiel, embora às vezes ciumento e autoritário.

Não gosta de perder e é pouco provável que entregue os pontos numa briga. Em sua casa preferem móveis pesados e sóbrios. Para o Boi, durabilidade e praticidade são mais importantes que a beleza dos objetos. Verde e Cinza são as cores e a singeleza das violetas os encantam.


Signo do Porco ou Javali



 
Elemento principal: Água / Haste Yin
Rege o mês de Novembro e o dia 17 e 24  de cada mês lunar
Signo zodiacal correspondente: Escorpião

Governa: das 21h00 às 23h00
Meses de sorte: 2º, 7º, 10º e 11º mes lunar
Meses de azar: 4º, 9º e 12º mes lunar

Aliados energéticos: Cabra e Coelho
Opositores: Serpente / Deve manter distância do Macaco

Números da sorte: 2, 5, 8 e números que os contêm como 25 e 58
Números de azar: 1, 7 e números que os contêm como 17 e 71
Cores da sorte: amarelo, cinza, marrom, dourado
Cor de azar: evite vermelho, azul e verde
Flores da sorte: hortênsia e margarida
Direção da sorte: Leste e Sudoeste / Direção azarada: Sudeste


 O porco ou javalí está associado à prosperidade, à boa vida e ao prazer dos sentidos. Sensual e terno, alimenta profundos sentimentos em seu coração. É leal, prestativo e, portanto, bom amigo. Sensível e culto, prefere resolver impasses pacificamente. Sob má influência pode se tornar sarcástico, inseguro e vulnerável. Em sua casa aprecia objetos de arte e adora ouvir música. Azul e Verde-claro são suas cores.
 

Signo do Cão


Elemento principal: Metal / Haste Yang
Rege o mês de Outubro e o dia  de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Libra
Governa: das 19h00 às 21h00
Aliados energéticos: Cavalo e Tigre
Opositores: Dragão / Deve manter distância do Galo
 
O cão é uma nobre criatura, magnânimo e modesto. Ele consegue aliar docilidade ao gesto altrísta, sabedoria ao viver o cotidiano. Filósofo lúcido e atento, ganha o respeito das pessoas que o cerca. Sob má influência, pode tornar-se introvertido, crítico, pessimista e desagradável. Em sua casa, escolhe estofados macios e atmosféras intimistas. Tons de Preto e Azul-marinho são favoráveis ao sígno, que aprecia objetos de arte e móveis clássicos. Cristais, porcelanas e mármores também o atrai.
 
 

Signo do Galo



 
Elemento principal: Metal / Haste Yin
Rege o mês de Setembro e o dia 22 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Virgem
Governa: das 17h00 às 19h00
Aliados energéticos: Boi e Serpente
Opositores: Coelho /  Deve manter distância do Cão

 
O Galo é franco, inteligente e gozador. Tem muitos talentos e não sente embaraço em se exibir publicamente. Confiante e corajoso, leva adiante seus projetos com garra. Quando em excesso, a energia pode transformá-lo em pessoas convencida e desconfiada.

Seguro de seus pontos de vista, pode se tornar intransigente e inflexível. Elegante e refinado, aprecia tudo o que é belo, especialmente a natureza. Amarelo é sua cor predileta e em sua casa pode estar presente nos revestimentos e objetos, além dos mais variados tipos de plantas. Gostam de pequenos enfeites e tudo na mais perfeita ordem e limpeza.


Signo do Macaco



Elemento principal: Metal / Haste Yang
Rege o mês de agosto e o dia 27 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Leão
Governa: das 15h00 às 17h00
Aliados energéticos: Dragão e Rato
Opositores: Tigre / Deve m,anter distância do Porco


Não há ninguém mais esperto, espirituoso e bem humorado do que um Macaco. Jovial, inventivo e alegre, é admirado pela habilidade e independência, além de ter facilidade para enxergar boas oportunidades em qualquer situação. 

Pode ser também vaidoso, infiél, imaturo e passional. Ele prefere uma casa ampla, onde possa movimentar-se com facilidade. A hospitalidade é uma de suas marcas, além de preferir objetos caros e assinados. As cores prediletas do macaco são: Violeta e branco.


Signo da Cabra




Elemento principal: Fogo / Haste Yin
Rege o mês de julho e o dia 28 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Câncer
Governa: das 13h00 às 15h00
Aliados energéticos: Coelho e Porco
Conflitos com o Boi / Deve manter distância do Rato

 
Não há quem não goste da pessoa nascida no signo da Cabra. Doce, simpática, inteligente, elegante, delicada e amorosa, possui um coração de ouro, sempre pronta a ajudar os outros. Mas às vezes, pode ser caprichosa demais, comodista, dependente e indisciplinada. Sua casa é tradicional com elementos de decoração em tons de azul e amarelo. Amam flores e objetos de prata. 


Signo do Cavalo




Elemento principal: Fogo / Haste Yang
Rege o mês de junho e o dia 17 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Gêmeos
Governa: das 11h00 às 13h00
Aliados energéticos: Cão e Tigre
Opositores: Rato / deve manter distância do Boi

 
Eloquente, divertido, bem humorado, o Cavalo é independente, esperto e hábil e consegue sair-se bem nas situações mais críticas. A sensualidade se evidencia num corpo atlético e bem torneado. Quando em excesso, tanta energia torna o Cavalo impaciente, colérico, egoísta e insensível. Mas a principal característica é autoconfiança e muito ânimo. Em sua casa as cores vermelho e Ocre deve predominar na decoração, com elementos alegres e leves. Flores do campo, não deve faltar.


Signo da Serpente



 
Elemento Fogo / Haste Yin
Governa o mês de Maio e o dia 22 de cada mês
Rege as horas das 09h00 às 11h00
Corresponde ao signo de Touro
Aliados energéticos: Boi e Galo
Opositor: Porco / Deve manter distância  do Tigre

Sedução é um dos traços marcantes da Serpente. Culta, elegante, charmosa e educada, é decidida e insinuante, quando decide seduzir alguém, nunca desiste e sempre consegue que alguém que parecia impossível, se apaixonar perdidamente por ela. 

Discreta, a Serpente acha que o prazer da conquista só deve ser dividido entre quatro paredes. Pode se tornar presunçosa, vingativa, manipuladora e fria. Sua casa precisa de espaços confortáveis e aconchegantes, pois é sensível ao tato. Tons de vermelho e verde, peças de cobre e livros, podem fazer parte do seu ambiente.


Signo do Dragão ou Crocodilo




Elemento principal: Madeira / Haste Yang
Rege o mês de abril e o dia 25 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Áries
Governa: das 07h00 às 09h00
Aliados energéticos: Rato e Macaco
Opositores: Cão / Deve manter distância do Coelho

O Dragão é entusiasmado, intuitivo e cheio de vitalidade. Tem força para abrir caminhos, implantar projetos e enfrentar com garra as dificuldades. Sanguíneo, agitado e emocional, pode se tornar facilmente irritável, inflexível e insatisfeito. Autoritário, é um lider nato e exigente.

Independente e cativante, ele tem uma corte de fiéis admiradores. Pode ser generoso e até perdulário. Precipitado, é capaz de errar ao julgar alguém. Sua casa é de móveis metálicos, cores quentes e luminosas, esculturas de metal e quadros abstratos. 

 

Signo do Coelho ou Lebre



Elemento principal: Madeira / Haste Yin
Rege o mês de março e o dia 08 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Peixes
Governa: das 05h00 às 07h00
Aliados energéticos: Cabra e Porco
Opositores: Galo / Deve manter distância do Dragão
 
 
O Coelho ou Lebre é diplomata nato, sociável, refinado, sensível e hospitaleiro. Discreto e cheio de tato, costuma ser bom amigo, notável pela inteligência e fina ironia. Ligado aos prazeres da vida, é um excelente gourmet. 

Prudente e engenhoso, sabe como extrair lições das boas e más situações da vida. Ocasionalmente pode se tornar esnobe, distante ou suscetível. Sua casa é sua paixão, com objetos delicados de fino acabamento e móveis de design. Tem bom gosto, apreciam peças de arte sacra e com tonalidades branco e cinza.
 
 

Signo do Rato

 

Elemento principal: Água / Haste Yang
Rege o mês de Dezembro e o dia 19 de cada mês
Signo zodiacal correspondente: Sagitário

Governa as horas: 23h00 a 01h00
Dias de sorte: 4 e 13 de cada mês lunar 
Meses de sorte: 2º (março), 5º (junho)  e o 9º (outubro) 
Meses de azar: 4º (maio) 10º (novembro) e 12º (janeiro) 

Aliados energéticos: Macaco e Dragão
Opositor: Cavalo / Deve manter distância da Cabra

Valorize seus pontos fortes / evite os pontos fracos
Números da sorte: 2, 3 e números que os contêm como 23 e 32
Evite os números de azar: 5 e 9 e números que os contêm como 59 e 95
Direção da sorte: oeste, noroeste e sudoeste/ Direção azarada: sul e sudeste
Cores da sorte: azul, dourado, verde / Cor de azar: amarelo, marrom
Flores da sorte: lírio, violeta africana
 

O Rato ou Camundongo é excelente amigo e companheiro, sentimental, romântico, sedutor, sociável, divertido, dedicado à família, meticuloso e organizado. É generoso mas evita exageros e desperdícios. Gosta de guardar seus tesouros em cantos escondidos e não joga nada fora. 

Às vezes o Rato pode ser mesquinho, egoísta e invejoso. Sua casa pode ter objetos de zinco e estanho, o seu metal, além das cores vermelho, preto e prateado em tecidos e outras peças, pois essas são suas cores favoráveis. Plantas e orquídeas trazem sorte.


2011 Ano do Coelho



O Ano Novo chinês 4709 ou 2011 no calendário ocidental, é o Ano do Coelho ou da Lebre. O Ano do Coelho representa o quarto ano no ciclo de 12 Anos do zodíaco chinês, branco, de Metal, polaridade Yin, tendo início em 03 de fevereiro de 2011 até 22 de janeiro de 2012.

Existem muitas lendas chinesas em torno do Coelho. A mais famosa é baseada nas manchas da lua, que para os antigos chineses lembrava a forma de um coelho. O mito diz que havia uma deusa, Chang'e, que fora separada de seu marido Houyi, após ter engolido acidentalmente uma pílula da imortalidade, que a tonou imortal, mas também a fez voar tão alto que ela foi parar na lua. Apesar de se sentir bastante solitária, ela pode contar com a companhia do Coelho da Lua ou Coelho de Jade, que elaborou um elixir para trazê-la de volta à terra.


O Ano do Coelho é tradicionalmente favorável aos assuntos associados com o lar e a família, atividades artísticas, diplomacia e manutençao da paz. É provável que 2011 seja um ano relativamente calmo, tanto em termos mundiais quanto em termos familiares, doméstico e pessoal. Porém, torna as pessoas e nações mais isoladas e fechadas ao contato com os outros. Muitos paises podem fechar suas fronteiras para estrangeiros e as pessoas podem querer se proteger do contato com os outros.


É a natureza interior do Coelho que se manifesta, com seus modos graciosos e sua sensibilidade, dando um aspecto de muita sofisticação. Em 2011 devemos trabalhar com nossa intuição, associada ao nosso poder de concentração e com muito bom senso. Não devemos depositar todas as nossas esperanças em um único sentido, para não corrermos o risco de falhar.

Os signos mais compatíveis com Coelho: Cabra, Cão e Javali, também encontrarão em 2011 motivos de muita felicidade pessoal e sucesso profissional. Todos os signos poderão contar com a boa sorte transmitida pelo Coelho, porém o sucesso dependerá muito do quanto forem flexíveis para se ajustarem ao clima do ano do Coelho. Alguns terão que aprender a negociar diplomaticamente suas questões pessoais ou de negócios.

Click sobre seu signo para ler previsão para 2011 para cada um dos signos.

Descubra seu signo ascendente



O Signo Ascendente do Horóscopo Chinês é encontrado de acordo com uma tabela fixa de horários, válida para qualquer lugar do mundo. Observe apenas se você nasceu em horário de verão, use sempre o horário original, diminua as horas adiantadas e não considere as horas a mais. Se não teve horário de verão quando você nasceu, basta olhar a tabela abaixo.

Esse animal ascendente será como um acompanhante que lhe confere novas características sem anular o signo principal, ora estimulando-o, ora entrando em conflito com ele, se forem animais muito diferentes. Lembre-se de tentar harmonizar os dois animais, pois o ascendente poderá ajudá-lo a se expressar no mundo e emprestará sua força para realizar os projetos do signo principal.


  • Os nascidos entre 23:00 e 1:00 hs são do ascendente Rato.
  • Os nascidos entre 1:00 e 3:00 hs são do ascendente Búfalo ou Boi.
  • Os nascidos entre 3:00 e 5:00 hs são do ascendente Tigre.
  • Os nascidos entre 5:00 e 7:00 hs são do ascendente Coelho ou Gato.
  • Os nascidos entre 7:00 e 9:00 hs são do ascendente Dragão.
  • Os nascidos entre 9:00 e 11:00 hs são do ascendente Serpente.
  • Os nascidos entre 11:00 e 13:00 são do ascendente Cavalo.
  • Os nascidos entre 13:00 e 15:00 hs são do ascendente Cabra.
  • Os nascidos entre 15:00 e 17:00 hs são do ascendente Macaco.
  • Os nascidos entre 17:00 e 19:00 hs são do ascendente Galo.
  • Os nascidos entre 19:00 e 21:00 hs são do ascendente Cão.
  • Os nascidos entre 21:00 e 23:00 hs são do ascendente Porco ou Javali.


Cada animal rege um mês, que influencia na análise final:
  • Janeiro: Boi ou Búfalo - Água, ao norte e inverno
  • Fevereiro: Tigre - Madeira - Leste e primavera
  • Março: Lebre ou Coelho - Madeira - Leste e primavera
  • Abril: Dragão ou Crocodilo - Madeira - Leste e primavera
  • Maio: Serpente - o Fogo - Sul e verão
  • Junho: Cavalo - o Fogo - Sul e verão
  • Julho: Cabra - o Fogo - Sul e verão
  • Agosto: Macaco - Metal - Ocidente e Outono
  • Setembro: Galo - Metal - Ocidente e Outono
  • Outubro: Cão - Metal - Ocidente e Outono
  • Novembro: Porco - Água, ao norte e inverno
  • Dezembro: Rato - Água, ao norte e inverno


Porco/Rato/Boi:
  • representam a Água, ao norte e inverno
Tigre/Coelho/Dragão
  • representam a Madeira - Leste e primavera
Serpente/Cavalo/Cabra
  • representam o Fogo - Sul e verão
Macaco / Galo / Cão
  • Metal - Ocidente e Outono
Quando todos os elementos estão presentes, cria o elemento terra.


Ano Novo Chinês




O mais antigo e mais importante festival na China é chamado Festival da Primavera, que muitas pessoas chamam de Ano Novo Chinês. Este é um momento de muita alegria para milhões de chineses em todo o mundo, quando é celebrada a volta da vida à Terra e o início do período de plantio.

Os chineses usam um calendário lunar, por isso a data do Festival da Primavera muda a cada ano. Ela ocorre na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo 15º de Aquário, que nesse ano ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2014 e terminará em 18 de fevereiro de 2015. 

Segundo a tradição chinesa, para se preparar para o novo ano devemos limpar nossa casa, pagar nossas dívidas, cortar os cabelos e comprar roupas novas. Na china é costume decorar as casas com ideogramas declarando o desejo de paz e boa sorte para o próximo ano.  

Na véspera os chineses costumam iluminar as suas casas e reunir a família para um jantar em que são servidos alimentos especiais. A maioria das pessoas fica acordada até tarde da noite e soltam fogos de artifícios para afastar os maus espíritos. Outra tradição é a entrega de pacotes decorados com papel vermelho ou envelopes vermelhos com dinheiro em seu interior.

A LENDA DE NIAN

Há uma velha lenda sobre “Nian”, que significa Ano ou Ano Novo, que explica a origem do Ano Novo chinês ou Festival da Primavera como é chamado e celebrado na China. Diz a lenda que há muito tempo as pessoas de uma aldeia chinesa foram aterrorizadas por um monstro chamado "Nian", que vinha à aldeia, uma vez por ano no início da Primavera para exigir um sacrifício humano, uma criança para ele comer. Ano após ano ele voltava, e ano após ano, as pessoas entregavam as suas crianças para serem devoradas pelo monstro.

Um certo dia, eles decidiram que deixariam de apresentar a sua terrível oferenda. Eles haviam descoberto que Nian era na realidade muito covarde e tinha medo de ruídos altos e cores vivas. Então, eles compraram muito papel vermelho para decorar as portas de suas casas, escreveram nesses papeis palavras desejando sorte e prosperidade. Em seguida, cobriram os papeis com panos negros e com muitos fogos de artifícios ficaram esperando Nian aparecer na noite de Réveillon.

À meia-noite, Nian novamente voltou à aldeia, para a sua habitual procura por uma criança para comer. De repente alguns dos aldeões correram em sua direção, tocando gongos, tambores e címbalos, enquanto outros retiravam os panos negros descobrindo os papeis vermelhos sobre as portas das casas. Então, os homens soltaram os fogos de artifício, fazendo um barulho ensurdecedor.

O Nian, aterrorizado e perplexo pelas cores e ruídos, desviou-se da aldeia e fugiu deixando-os em paz por mais um ano. Eles celebraram com uma grande festa convidando toda a aldeia. Desde então, para evitar que Nian retorne para reclamar outra vítima, todos os anos os chineses de todas as aldeias na China, celebram o Ano Novo com muitos fogos de artifício e alegorias feitas com papel colorido onde predomina o vermelho .




 

Descubra seu signo chinês




TABELA DOS ELEMENTOS

Quando o ano termina em 0 e 1: METAL
Quando o ano termina em 2 e 3: ÁGUA
Quando o ano termina em 4 e 5: MADEIRA
Quando o ano termina em 6 e 7: FOGO
Quando o ano termina em 8 e 9: TERRA

Tabela dos signos de 1940 a 2020

08/02/1940 a 26/01/1941 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Metal (+)
27/01/1941 a 14/02/1942 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Metal (-)
15/02/1942 a 04/02/1943 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Água (+)
05/02/1943 a 24/01/1944 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Água (-)
25/01/1944 a 12/02/1945 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Madeira (+)
13/02/1945 a 01/02/1946 * GALO - Nome Chinês: Ji - Madeira (-)
02/02/1946 a 21/01/1947 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Fogo (+)
22/01/1947 a 09/02/1948 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Fogo (-)

10/02/1948 a 28/01/1949 * RATO - Nome Chinês : Shú - Terra (+)
29/01/1949 a 16/02/1950 * BOI - Nome Chinês : Niú - Terra (-)
17/02/1950 a 05/02/1951 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Metal (+)
06/02/1951 a 26/01/1952 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Metal (-)
27/01/1952 a 13/02/1953 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Água (+)
14/02/1953 a 02/02/1954 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Água (-)
03/02/1954 a 23/01/1955 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Madeira (+)
24/01/1955 a 11/02/1956 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Madeira (-)
12/02/1956 a 30/01/1957 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Fogo (+)
31/01/1957 a 17/02/1958 * GALO - Nome Chinês: Ji - Fogo (-)
18/02/1958 a 07/02/1959 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Terra (+)
08/02/1959 a 27/01/1960 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Terra (-)

28/01/1960 a 14/02/1961 * RATO - Nome Chinês : Shú - Metal (+)
15/02/1961 a 04/02/1962 * BOI - Nome Chinês : Niú - Metal (-)
05/02/1962 a 24/01/1963 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Água (+)
25/01/1963 a 12/02/1964 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Água (-)
13/02/1964 a 01/02/1965 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Madeira (+)
02/02/1965 a 20/01/1966 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Madeira (-)
21/01/1966 a 08/02/1967 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Fogo (+)
09/02/1967 a 29/01/1968 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Fogo (-)
30/01/1968 a 16/02/1969 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Terra (+)
17/02/1969 a 05/02/1970 * GALO - Nome Chinês: Ji - Terra (-)
06/02/1970 a 26/01/1971 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Metal (+)
27/01/1971 a 14/02/1972 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Metal (-)

15/02/1972 a 02/02/1973 * RATO - Nome Chinês : Shú - Água (+)
03/02/1973 a 22/01/1974 * BOI - Nome Chinês : Niú - Água (-)
23/01/1974 a 10/02/1975 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Madeira (+)
11/02/1975 a 30/01/1976 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Madeira (-)
31/01/1976 a 17/02/1977 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Fogo (+)
18/02/1977 a 06/02/1978 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Fogo (-)
07/02/1978 a 27/01/1979 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Terra (+)
28/01/1979 a 15/02/1980 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Terra (-)
16/02/1980 a 04/02/1981 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Metal (+)
05/02/1981 a 24/01/1982 * GALO - Nome Chinês: Ji - Metal (-)
25/01/1982 a 12/02/1983 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Água (-)
13/02/1983 a 01/02/1984 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Água (-)

02/02/1984 a 19/02/1985 * RATO - Nome Chinês : Shú - Madeira (+)
20/02/1985 a 08/02/1986 * BOI - Nome Chinês : Niú - Madeira (-)
09/02/1986 a 28/01/1987 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Fogo (+)
29/01/1987 a 16/02/1988 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Fogo (-)
17/02/1988 a 05/02/1989 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Terra (+)
06/02/1989 a 26/01/1990 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Terra (-)
27/01/1990 a 14/02/1991 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Metal (+)
15/02/1991 a 03/02/1992 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Metal (-)
04/02/1992 a 22/01/1993 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Água (+)
23/01/1993 a 09/02/1994 * GALO - Nome Chinês: Ji - Água (-)
10/02/1994 a 30/01/1995 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Madeira (+)
31/01/1995 a 18/02/1996 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Madeira (-)

19/02/1996 a 06/02/1997 * RATO - Nome Chinês : Shú - Fogo (+)
07/02/1997 a 27/01/1998 * BOI - Nome Chinês : Niú - Fogo (-)
28/01/1998 a 15/02/1999 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Terra (+)
16/02/1999 a 04/02/2000 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Terra (-)
05/02/2000 a 24/01/2001 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Metal (+)
25/01/2001 a 11/02/2002 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Metal (-)
12/02/2002 a 31/01/2003 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Água (+)
01/02/2003 a 21/01/2004 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Água (-)
22/01/2004 a 08/02/2005 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Madeira (+)
09/02/2005 a 28/01/2006 * GALO - Nome Chinês: Ji - Madeira (-)
29/01/2006 a 17/02/2007 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Fogo (+)
18/02/2007 a 06/02/2008 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Fogo (-)

07/02/2008 a 25/01/2009 * RATO - Nome Chinês : Shú - Terra (+)
26/01/2009 a 13/02/2010 * BOI - Nome Chinês : Niú - Terra (-)
14/02/2010 a 02/02/2011 * TIGRE - Nome Chinês : Hú - Metal (+)
03/02/2011 a 22/01/2012 * COELHO - Nome Chinês : Tú - Metal (-)
23/01/2012 a 09/02/2013 * DRAGÃO - Nome Chinês : Long - Água (+)
10/02/2013 a 30/01/2014 * SERPENTE - Nome Chinês : Shé - Água (-)
31/01/2014 a 18/02/2015 * CAVALO - Nome Chinês : Ma - Madeira (+)
19/02/2015 a 07/02/2016 * CABRA - Nome Chinês: Yáng - Madeira (-)
08/02/2016 a 27/01/2017 * MACACO - Nome Chinês: Hóu - Fogo (+)
28/01/2017 a 18/02/2018 * GALO - Nome Chinês: Ji - Fogo (-)
19/02/2018 a 04/02/2019 * CÃO - Nome Chinês: Gou - Terra (+)
05/02/2019 a 24/01/2020 * PORCO - Nome Chinês: Zhu - Terra (-)

Astrologia Chinesa






 
Os chineses acreditavam que sua história estava relacionada com os céus. Chamavam sua terra de Reino do Meio, que representava o Reino do meio celeste onde as estrelas nunca se punham. O imperador ou Filho dos Céus, como era chamado, era um mediador entre o Céu e a Terra. Conhecia, graças ao seu astrólogo imperial, os dias da mudança das estações e podia prever e interpretar todos os sinais celestes.
 
Acreditava-se que, caso o imperador cometesse algum erro em suas previsões, ele perderia todos os poderes que lhe eram conferidos pela natureza. Portanto, era muito importante que seus conselheiros observassem e calculassem com a máxima precisão todos os movimentos do céu. Os deslizes eram punidos com a decapitação.
 
Tão marcante era a influência da astrologia na China antiga, que mesmo os palácios eram construídos de forma a se adequarem à simbologia astrológica. Havia um palácio para cada estação do ano e eram a representação terrena dos palácios ou setores do reino celeste.
 
Durante a dinastia Shang, por exemplo, o imperador era obrigado não só a residir nesses palácios de acordo com a estação do ano, como também a voltar-se para o Sul durante as audiências. O sul representava o centro do seu reino, a Estrela Polar. As portas do palácio estavam voltadas: as do verão para o Sul, as da primavera para o Leste, as do outono para o Oeste e as do inverno para o Norte.
 
Além do Zodíaco Chinês, os astrólogos-astrônomos deixaram ao mundo outras valiosas contribuições. Acreditavam que os cometas eram emanações dos planetas e foram os primeiros a observar o cometa Halley em 240 a.C. Dividiram o ano em exatamente 365 ¼ dias em 444 a. C., como fez o Papa Gregório no século XVI, quando organizou o nosso atual calendário. As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois acreditava-se que o sucesso na agricultura estava intimamente ligado a esse fenômeno solar.
 
As enchentes e as secas eram previstas astronomicamente desde 300 a.C. e o papel desses sábios era dos mais decisivos na administração econômica e judiciária de todo o país. Aos planetas foram dados elementos e direções: Mercúrio = ( água, norte ) Marte = ( fogo, sul ) Júpiter = ( madeira, leste ) Vênus = ( metal, oeste ) Saturno = ( terra, centro )
 
Em vez de se basearem na elíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante toda a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas "Hsui". Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal. Assim, a constelação do Morcego, por exemplo, estaria nos domínios do Palácio do Norte.
 
Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Esse Zodíaco parece ter sido usado desde 500 a.C. Porém, a verdadeira origem do círculo dos animais ainda permanece desconhecida. Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes.
 
Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: 
  • Rato ou Camundongo (dezembro)
  • Boi, Búfalo ou Vaca (janeiro)
  • Tigre ou Pantera (fevereiro) 
  • Lebre, Gato ou Coelho (março)
  • Dragão ou Crocodilo (abril)
  • Serpente ou Cobra (maio) 
  • Cavalo (junho)
  • Cabra ou Carneiro (julho)
  • Macaco (agosto)
  • Galo ou Galinha (setembro)
  • Cão (outubro)
  • Porco ou Javali. (novembro)
De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio.
 
O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua. Procura persuadir os que nascem em seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.
 
 

Seguidores