quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Energização e bem estar



Todos nós desejamos paz, alegria, saúde, prosperidade etc. O Feng Shui é uma técnica que visa equilibrar os ambientes mas se não houver disposição interna, de nada adiantará utilizar a técnica. Sua casa é seu templo, uma representação simbólica de si mesmo. Sua vida reflete o que criou para si mesmo em função dos seus sentimentos, pensamentos e atitudes. 

Quando você usa a técnica do Feng Shui você está trabalhando com a intenção que tem grande força de expressão. Ao projetar um novo campo energético, você notará que a vida e as pessoas ao seu redor responderão a essa nova energia e o Universo aderirá transmitindo o que está projetando. 

Se você deseja a paz, encha a sua casa e o seu escritório com sensações de paz. Use cores suaves em paredes, quadros e objetos. Se você deseja alegria, crie um ambiente vibrante, alegre, colorido, claro e cheio de luz. Ambientes escuros são tristes e depressivos. Abra todas as janelas, deixe o ar e a luz natural entrar; isso renova as energias do ambiente e o ar. 

Também livre-se de todos os objetos, Cds de músicas, roupas, móveis e tudo o que possa representar um passado triste. Se você está triste, não assista filmes tristes, não ouça músicas que traga recordações amargas. Cerque-se do que lhe traz alegria e boas lembranças. Quando se fala de momentos tristes imediatamente pode-se pensar nas pessoas que morreram. 

Embora amamos para sempre os nossos pais, nossos filhos, nossos avós, nossos irmãos, ter porta-retratos visíveis daqueles que já morreram depende de como nos sentimos em relação a eles. Se nos trazem tristes recordações cada vez que olhamos a foto, melhor é guardá-las, preferencialmente em um álbum com capa verde. Associações negativas sugam a energia do espaço. Se não nos sentimos tristes diante da foto não há problema em ter a foto visível. 

 Descubra todos os símbolos que representem o amor para você e encha sua casa desses símbolos. Objetos vermelhos e cor-de-rosa atraem o amor. Se há algum objeto que traga recordações de um antigo amor que se foi, que lhe traga tristezas, livre-se destes objetos para abrir-se a um novo amor. Se você ou alguém está sofrendo de depressão, coloque luzes em todos os sentidos, natural ou artificial e passe a usar cores alegres ou estampadas com flores. Limpe os cantos e armários, livre-se de tudo que é inútil.




Espelhos em casa, use-os com cuidado



No Feng Shui, o uso dos espelhos são sagrados instrumentos de cura e cada tipo tem uma função específica. O espelho em formato de ba-guá, por exemplo, é usado do lado de fora da entrada para proteger a casa. Os espelhos convexos expandem áreas estreitas, os côncavos servem para inverter imagens opressivas. Os espelhos mais usados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos ou curam guás ausentes.

O espelho é um instrumento capaz de nos transmitir mensagens sem dizer nada; é aquele que reflete como somos e estamos, mesmo que isso nos aborreça. É aquele que reproduz e multiplica as mais belas imagens ou reflete e dobra as imagens mais tristes, mas tem importância nos ambientes e para nossa vida. Os espelhos são usados para atrair boas energias e colocados do lado de fora da porta de entrada, rebatem as energias negativas que queiram entrar em sua casa. Porém na sala, não deve haver um espelho em frente à porta, que rebaterá as energias ruins e as boas também. O melhor lugar na sala é ao lado da porta de entrada.

Espelhos também não devem estar diante de janelas. Eles tem o poder de refletir tudo o que a janela mostra e se sua janela dá para um cemitério ou uma fábrica, o espelho irá refletir a imagem e a energia destes locais para dentro de sua casa. A solução mais viável e tirar o espelho ou manter a janela fechada. Porém se a janela oferecer uma vista para um jardim com flores, belas árvores ou uma paisagem agradável, o espelho poderá estar diante da janela.

O espelho usado na sala ou copa refletindo a mesa de jantar traz prosperidade e abundância. Utilizado atrás do fogão, de modo que reflita as chamas do fogão também atrai riquezas. Mas é no banheiro que eles tem um grande poder de cura. Sendo o banheiro um ambiente de energias negativas, usando um pequeno espelho na porta do banheiro pelo lado de dentro, ajuda a estancar as energias. O uso dos espelhos requer alguns cuidados especiais, por isso deve-se ter cuidado ao colocá-lo para que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.

Em locais muito estreitos ou muito pequenos, um espelho grande em uma das paredes proporciona amplitude e melhora a sensação de estar apertado no ambiente. Também é importante evitar espelhos no quarto de dormir. Se houver, eles devem ser cobertos com uma toalha ou papelão todos as noites antes de dormir. Os espelhos não devem refletir quem estiver deitado numa cama, segundo os chineses os espelhos tanto podem curar um ambiente quanto transmitir outros males, além de trazer má sorte.

Se em sua casa houver um jardim bem cuidado e arborizado que possa ser visto por uma janela ou pela porta, um espelho que refletir esse jardim trará as boas energias para dentro de sua casa. Na China é comum colocar um espelho ao lado da caixa registradora nos comércios, para que duplique os ganhos e a prosperidade. Da mesma forma você pode colocar suas bolsas e carteiras com dinheiro em algum móvel diante de um espelho, para que duplique suas riquezas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saúde e Bem estar




O Centro a casa é o lugar mais importante da casa, porque ele representa a saúde de todos que moram na casa. Por isso é importante escolher o ambiente que estará no centro da casa, evitando banheiros, área de serviço ou escadas que podem debilitar a saúde dos moradores. 

Os melhores ambientes para o centro pode ser o quarto, cozinha, quadra de esportes ou local de lazer. A área central da casa está ligada também à area espiritual e à sorte. É a partir do centro que irão surgir todas as energias enviadas para as outras partes da casa e consequentemente para a vida dos seus moradores. 

  • O centro da casa deve receber decoração com objetos de cerâmica, em argila ou qualquer outro material que seja natural, principalmente ligado à terra. 
  • Plantas saudáveis em vasos de cerâmica com terra.
  • Peças em formato quadrado ou retangular,  tapetes em forma quadrada e na cor amarela.
  • Gravuras e quadros de animais fortes.
  •  Cores vibrantes como laranja e amarelo atraem boa saúde e bem estar aos moradores. 
  • Usar girassóis ou flores de tons amarelos, quadros com imagens de girassóis.
  • A cor marrom traz estabilidade.  Tudo o que represente a estabilidade e a força do elemento terra trazem equilíbrio ao ambiente. 
  • Pode-se usar apenas um dos ítens ou combiná-los para obter um melhor resultado. 
  • Outros materiais como cristais, pedras ornamentais, porcelana, vasos de pedras, escultura ou vasos de argila também são apropriados.


Prosperidade





Dinheiro não é tudo na vida; há várias coisas mais importantes. Entretanto o dinheiro é necessário para suprirmos as nossas necessidades e resolvermos alguns problemas. Quem não sonha ter um bom emprego, um bom salário, um bom negócio ou  ganhar na loteria?

Para termos dinheiro é preciso trabalhar, mas também sabermos lidar com as finanças. Algumas pessoas reclamam que, por mais que se esforcem, não conseguem fazer uma poupança e, às vezes, estão sempre endividados.

Planejar, cortar gastos, controlar os impulsos pode ajudar a conquistar prosperidade, mas segundo o Feng Shui é preciso harmonizar as energias com as quais você convive em sua casa, em seu trabalho ou em sua empresa.




Na tradição chinesa, a sorte pode chegar através:
  • Sorte do Céu: É o que determina as circunstâncias do nosso nascimento e o nosso destino. É um propósito Divino que não podemos modificar. Na sorte do céu estão os nossos potenciais, habilidades inatas e também os desafios e limitações. Para estimular a sorte pessoal devemos cuidar do nosso bem estar e desenvolver os nossos potenciais e dons especiais.
  • Sorte da Pessoal: É a energia pessoal de cada um, que é mantida através da alimentação saudável e adequada, das boas horas de sono, dos cuidados com o corpo e saúde, dos exercícios físicos, dos bons sentimentos, pensamentos e atitudes. Uma boa energia pessoal é capaz de atrair sorte e abundância. Quando temos a consciência de que somos aquilo que pensamos, falamos, acreditamos e que somos 100% responsáveis por tudo o que nos acontece - porque somos nós que atraímos - podemos melhorar a nossa sorte pessoal e a sorte da terra para favorecer o nosso destino.
  • Sorte da Terra: Os bens materiais são a energia da terra, da natureza, do ambiente em que vivemos. Ao vivermos em harmonia com a natureza e suas forças invisíveis, podemos melhorar a nossa sorte pessoal e celestial. A sorte da terra representa o Feng Shui. Para estimular a sorte da terra é necessário harmonizar o ambiente em que vivemos através da organização, eliminando a bagunça, desfazendo de tudo que seja desnecessário ou que já não tenha utilidade, respeitando a natureza, buscando o equilíbrio e valendo-nos do bom senso em todas as coisas.


Guá da Prosperidade: No Feng Shui tradicional esse Guá situa-se a Sudeste, no Feng Shui Escola do Chapéu Preto situa-se no canto esquerdo mais distante da porta de entrada da casa, sala, quarto ou escritório. A prosperidade é representada pelo trigrama "Sun", o vento que traz o crescimento, que espalha as sementes pela terra gerando a abundância e a prosperidade. Simboliza a expansão e o desenvolvimento de nossas habilidades e possibilidades que nos permitem a realização.

O elemento do Guá da Prosperidade é a Madeira, energia da árvore em crescimento. Para ativar a prosperidade deve-se usar os elementos Água e Madeira, as cores azul marinho, preto, tons de verde,  as formas assimétrica, ondulada ou retangular,  plantas de folhas arrredondadas, sino de vento de madeira ou bambu. Também pode-se usar aquário com peixes sadios e bem cuidados, fonte de água limpa, gravuras ou objetos que lembrem rios, mares, além de barcos, conchas e motivos náuticos.

O cofre, o caixa de uma loja ou o setor que trata das finanças de uma empresa devem estar preferencialmente no Guá da Prosperidade, assim como bolsas, carteiras e o dinheiro reservado para pequenas despesas em casa, desde que não sejam colocados atrás da porta, debaixo de camas e colchões, no chão ou frente às janelas.

Quando não é possível usar o Guá da prosperidade, há alguns recursos que produzem bons efeitos. Um deles é conservar um envelope vermelho na área da prosperidade com uma pequena quantia em dinheiro ou com gravuras de dinheiro, de forma que você possa vê-lo todos os dias.




Cozinha/elemento fogo: Outro lugar considerado auspicioso para a riqueza é a cozinha, onde pode ser guardado o dinheiro reservado para as despesas do mês e eventualmente deixar sua bolsa ou carteira e até mesmo colocar o cofre de sua empresa.

A cozinha está relacionada à fartura e ao elemento fogo, presente no calor do forno e do fogão onde preparamos os alimentos que nos fornecem energia e saúde. Uma dica muito interessante para aumentar a prosperidade é colocar um espelho na parede detrás do fogão, de modo que possa espelhar a chama do fogão e assim duplicar energicamente seus efeitos.

Entretanto deve-se ter alguns cuidados. Mantenha sempre o forno e o fogão sempre limpo e funcionando perfeitamente.  Nunca coloque o fogão de  frente para uma porta, mas quem estiver usando o fogão deve sempre conseguir ver quem entra na cozinha.

Cuidado com água e esgotos: Energeticamente a água tende a levar para o ralo toda a riqueza, a sorte e a prosperidade que se pretende obter. Por isso, deve-se evitar posicionar o forno e o fogão próximo da pia da cozinha, tanques e nem de fontes, pois a água é inimiga natural do fogo.

E nunca coloque seu dinheiro, sua bolsa, sua carteira, o setor de finanças de empresa ou cofres próximos a banheiros, pias, tanques, chuveiros e junto a paredes por onde passem encanamentos de água.

Da mesma forma, deve-se evitar colocá-los sobre locais por onde passam os esgotos.  Se houver defeitos e vazamentos em torneiras, canos e conexões, providencie o reparo imediatamente, pois assim estará evitando que sempre surjam despesas inesperadas e fuga das riquezas.





Mesa de jantar: A mesa de jantar da sala ou da cozinha é o local onde a família se reúne para  se alimentar, para conversar e também atrai prosperidade. Colocar sobre a mesa um arranjo de flores ou uma fruteira com frutas frescas traz boas energias de riqueza. Um espelho na parede que possa refletir a mesa de jantar tende a duplicar as possibilidades de riqueza. Não é necessário um espelho enorme, desde que duplique a imagem.

Jardins/flores: As plantas verdes tendem a atrair prosperidade e abundância. Por isso ter plantas junto à porta da casa ou em um jardim bem cuidado, flores e arranjos de flores na sala, principalmente nas cores vermelha ou amarela é um modo de atrai a riqueza.

As flores naturais sempre emanam boas energias e podem ser usadas em todos os cantos. Embora tenha efeito mais reduzido, valem também as flores artificiais ou estampadas em objetos.

Limpeza e organização:  Um dos princípios básicos do Feng Shui é a limpeza, organização e eliminação de itens inúteis, quebrados ou defeituosos, que tendem a estagnar as energias.  Um dos maiores ladrões da prosperidade de nossa casa é o lixo, entulhos,  acumulo de papéis, roupas e outros objetos sem uso que são focos de energia estagnada.

O lixo nunca deve ser mantido na cozinha e nem próximo ao fogão. Preferencialmente deve estar fora de casa. Outro grande ladrão da riqueza de nossa casa é o banheiro. Mantê-lo sempre limpo, com a porta fechada e tampa do vaso sanitário abaixada são formas de evitar que as boas energias escoem pelo ralo e que as energias negativas se dissemine pela casa.

Evite também espaços vazios, pois isso pode significar uma conta bancária vazia. Use flores, pequenos objetos, um quadro, um tapete ou qualquer detalhe que possa dar vida a uma parede. Quem mora em construções de dois andares deve ter especial atenção com escadas e vãos abaixo das escadas.




Portão/portas/janelas: Para que a riqueza, a sorte e a prosperidade entre totalmente em sua vida, ela deve encontrar você facilmente. Por isso, a numeração de sua casa deve ser de fácil identificação. O portão e a porta de entrada também devem abrir com facilidade para que a sorte e prosperidade possam entrar. Evite portas emperradas ou móveis atrás da porta que impedem a abertura da porta. Um sino de metal atrás da porta também atrai boas energias.

Para se ter riqueza é imprescindível que a energia circule no ambiente. Por isso a porta de um ambiente nunca deve estar em frente a outra porta ou uma janela, pois assim as boas energias que entram, também saem velozmente.  Coloque um móvel, um vaso com flores, um pequeno objeto, um quadro na  parede  ou um tapete para conter a energia entre as duas portas. O mesmo recurso pode ser usado em corredores vazios.
 




Arquivo: Se você quer ter prosperidade, nunca guarde em sua carteira ou bolsa um monte de papeizinhos e contas pagas. Adquira o hábito de guardar em pastas, de modo bem organizado, as contas que já foram pagas, recibos, notas fiscais etc. Essa organização se reflete sobretudo na sua capacidade de pagar pontualmente suas contas. À medida que você se empenha em organizar, parece que tudo tende a conspirar a seu favor.

Boas atitudes tendem a atrair boas energias. Ordem e organização são essenciais. A energia precisa circular para que sua vida financeira obtenha melhoria. Opte por carteiras que tenham mais compartimentos, facilitando assim colocar as notas de um lado, as moedas em outro e os cartões de bancos em separado. 

E nunca deixe à mostra as contas que ainda terá que pagar. Não exponha suas dívidas para que elas não cresçam. Guarde-as numa pasta em separado, de preferência no Guá dos Amigos e Aliados, para que você tenha facilidade para dividir as despesas com outras pessoas da casa, ter apoio para fazer economia,  evitar desperdícios e contar com a boa vontade de outros no caso de uma renegociação.




Números: Na China os números tem fortes significados. O número 4 é temido e banido de qualquer contato. Nos edifícios não tem o quarto andar, as casas nunca tem só 4 cômodos, jamais fazem reuniões entre quatro pessoas, evitando também realizar negócios e qualquer outra coisa importante no dia 4 ou decisões importantes no horário das 04h00.

O 4 é evitado até mesmo em números de telefone. O som da palavra "quatro" é foneticamente semelhante ao som da palavra morte. Por isso, não se comemora o aniversário de 4 anos e muito menos de 44 anos, que poderia ser como a celebração da morte. Evita-se ainda outros números cuja soma resulta em 4, como 13, 22, 31, 40, 94 etc.

Já o número 8 é o querido, amado e adorado pelos chineses, que o associam à sorte, prosperidade e sucesso. Acredita-se que o número 8 tenha boas vibrações sobre as finanças e modos de ganhar dinheiro. A forma do 8 é simétrica e representa o infinito. E há inúmeras formas de incluir esse número em sua vida.

Em algum local na fachada de sua casa ou empresa ou na entrada coloque número 8, que pode estar estampado no piso, numa parede, num objeto ou em oito objetos de decoração. Dizem os chineses que a sorte costuma procurar pelo número 8. Essa preferência é tão grande, que as Olimpíadas de Beijing teve sua abertura no dia 08/08/08 às 08:08.

Muitos outros eventos sempre são programados para o dia 8 ou para as 08h00. Um telefone, a placa de um carro, uma casa situada no número 8 de uma rua ou um apartamento no oitavo andar sempre custa mais caro na China, porque acreditam ser onde a sorte chega mais rápido. Dizem que tem muita sorte quem se cerca do número 8.

Também acredita-se também que os números pares sejam mais auspiciosos do que os ímpares. E quando se repete um número ou uma palavra, mais intensifica os seus efeitos. Um exemplo simples é que para agradecer se diz "Xiè Xiè". Em muitas outras situações usa-se esse reforço para dar mais ênfase. O 2 é considerado de boa sorte, porque acredita-se que todas as coisas boas estão em par. O 6 é considerado como um número de boa sorte, pois seu som é semelhante
ao som da palavra fluir. O número 66 soa melhor ainda.

O 1 é um número relacionado com a fidelidade, com o amor eterno e pode ser considerado um número de sorte, mas também pode significar solidão. O 3 é relacionado com a sorte, por ter o som semelhante à palavra vida. O 5 é uma alternativa para fugir do número 4; assim se tiver quatro pessoas sempre convidam mais uma. O 7 é o número da meditação e da reflexão.

O 9 significa alegria e vida longa. As roupas do Imperador eram bordadas com 9 dragões. A Cidade Proibida possui 9999 salas e o altar principal do Templo do Céu é todo múltiplo de nove. Usa-se o número 8899 para desejar fortuna e felicidade em dobro. Também é uma opção para quem quer melhorar sua prosperidade.




Cores: As cores também são muito importantes e tem significados especiais na China diferentes daqueles que normalmente se dá no ocidente.  Um dos recursos do Feng Shui é usar cores calmantes ou estimulantes, tendo por objetivo buscar o perfeito equilíbrio entre o yin e yang ou relaxamento e motivação.

O yin é encontrado nos tons frios de preto, azul, verde e lilás, sendo cores calmantes indicadas para criar harmonia. O yang está nos tons quentes do branco, vermelho, laranja, dourado, amarelo e marrom.
  • Vermelho (Hongsè): É a cor preferida dos chineses, pois está relacionada com o verão, o calor, a força, fortuna, sorte, alegria,  riqueza, reconhecimento e a tudo que seja bom e promissor. É por isso que as noivas costumam usar vestidos vermelhos nos casamentos e as mães costumam colocar roupas vermelhas nos bebês.
  • Presentes, envelopes com dinheiro e amuletos sempre contém a cor vermelha, pois tudo na cor vermelha é considerado de excelente qualidade. Os caixas ou setor onde se faz pagamentos ou lidam com dinheiro nas lojas sempre estão junto de algo na cor vermelha e dourada. Embora seja uma cor auspiciosa, os cartões ou cartas escritas em tinta vermelha simboliza o fim do relacionamento.
  • Amarelo (Huangsè) e Dourado (Jinsè): É a cor do imperador e do centro, da inteligência, do saber, do prestígio, alegria, saúde e da boa sorte. É considerada pelos chineses como a cor mais bonita, sendo a cor simbólica dos imperadores lendários da antiga China. Por isso está presente nos palácios reais, altares e templos.
  • Na época do Império, somente o imperador tinha o direito de usar o amarelo em suas roupas. Também representa a liberdade das coisas mundanas, sendo por isso muito usada no budismo. O centro da casa está relacionado à saúde, corpo saudável e o bem-estar, que são essenciais para a saúde financeira. Por isso o amarelo forte ou tons de dourado deve ser usado no centro da casa. 
  • Laranja:  É a cor  relacionada com a motivação, entusiasmo e euforia. Também dá fama e traz boa reputação, por isso algo centralizado no fundo da casa deve ter a cor laranja vivo, que além de promover a pessoa no emprego, traz progresso financeiro. 
  • Marrom e tons terra:  Propiciam estabilidade, sendo indicado para ambientes onde circule água, como banheiros e cozinhas. Simbolicamente a Terra represa a água, sendo por isso utilizada para quem deseja fazer economia, poupar ou juntar dinheiro e riqueza.
  • Azul (Lánsè) e Verde (Lüsè): São duas cores relacionadas com a harmonia, pureza, saúde e prosperidade. Os tons de verde e azul estão relacionados com a natureza, capacidade de renovação, vigor e vitalidade. 
  • Lilás, rosa, roxo e tons de violeta: São cores relacionadas com a nobreza, sendo por isso cores da prosperidade, abundância e riqueza. É essencial ter algo numa dessas cores no ambiente que ocupa o guá da prosperidade. O rosa está relacionado com a compreensão, tolerância e harmonia. Diferente do ocidente, o azul e o rosa não estão relacionados ao sexo da criança. Tanto meninos quanto meninas podem usar rosa e azul, que são consideradas cores auspiciosas. 
  • Preto (Heisè): Na China as cores escuras estão relacionadas com a água e a cor do sucesso profissional. O I Ching ou Livro das Mutações considera o preto como a cor do céu. O símbolo do Yin e Yang usa preto e branco para representar a unidade. Antes da dinastia Tang, o preto era a cor usada em tudo, tanto em roupas quanto utensílios. Até essa época o Imperador sempre usava trajes na cor preta, que era considera a mais honrada de todas as cores. 
  • Branco (Báisè): Na China representa a cor branca simboliza o brilho, a pureza e plenitude, mas também é a cor do luto e dos funerais. Tanto o branco como cinza estão associados com a morte. Na antiguidade só se usava roupas brancas para chorar pelos mortos. Os chineses entendem que a cor alimenta o espírito e expressa a profundidade da experiência humana.




Afirmação positiva: Uma outra forma de atrair prosperidade é fazer uma mandala da fortuna. Em uma cartolina verde ou amarela faça um circulo vermelho com sua foto no centro que expresse alegria. Ao redor da foto coloque 5 gravuras que representam os seus desejos. Em volta do circulo vermelho coloque frases afirmativas: Eu quero... Eu estou feliz com... Isso funciona como afirmação positiva e o universo tende a conspirar a seu favor.

É importante também mentalizar a abundância e a riqueza. Ao fechar os olhos, imagine-se com prosperidade em sua casa. Em sua imaginação, coloque móveis, mude a cor das paredes, coloque um objeto especial. Veja-se com uma bela roupa e feliz dentro de sua casa. Crie uma atmosfera e sensação de riqueza em sua imaginação. Essa capacidade de imaginar-se com prosperidade e confiança faz parte da sua capacidade de torna-la realidade...



Seguidores