domingo, 26 de janeiro de 2014

2014 Ano do Cavalo


 
31/janeiro/2014 a 18/fevereiro/2015
 
Ano 2014 ou 4712: O calendário chinês é Lunisolar, ou seja, considera tanto as fases da Lua como a posição do Sol. Por isso o início de cada ano chinês recai em uma data diferente, que começa na noite da Lua Nova mais próxima do dia em que o Sol passa pelo 15º de Aquário. Nesse ano recairá no dia 31 de janeiro de 2014 e terminará em 18 de fevereiro de 2015. Contado como referência da fundação do primeiro reino da civilização chinesa, será o ano 4712 para os chineses.
 
Conhecido como Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês marca o fim do inverno. Sendo o feriado mais importante em toda a Ásia, a data é cercada de diversos rituais e tradições, como a dança dos dragões, fogos de artifício, jantares especiais em família, visitas aos amigos, troca de presentes e muita decoração com ornamentos, principalmente na cor vermelha considerada auspiciosa. Nessa época a China estará muito movimentada, já que é um costume as pessoas viajarem para encontrar parentes e amigos.
 
Regente do ano: Segundo a Astrologia Chinesa, o novo ano será regido pelo Cavalo, elemento Madeira Yang. O Cavalo rege o mês de junho, o dia 17 de cada mês, a direção Sul e período das 11h00 às 13h00 que é o horário do pico do sol. Por isso é relacionado ao calor, à energia, ao verão e a tudo que é quente. Dentro da teoria dos cinco elementos chineses (água, fogo, terra, madeira, metal), o Cavalo está inserido no Grupo de Fogo.
 
Juntando os elementos Fogo e a Madeira que regerão ao ano, podemos dizer que teremos muita "lenha para queimar" em 2014. Essa combinação dos elementos nos remete à imagem de uma fogueira, onde a madeira alimenta o fogo, que por sua vez reduz tudo em cinzas e que retorna ao solo firme e seguro.

Essas são características que encontraremos durante o ano e que nortearão nossas atividades. Para saber se o ano lhe será favorável, verifique seu signo e o seu ascendente no post Calendário Ganzhi ou click aqui.
 
 
 
Elemento do ano

Como elemento principal, o Fogo representa a extroversão, a força de expansão, as qualidades de liderança e capacidade de superar desafios. É a força da criatividade que traz brilhantes ideias e, por ser o elemento de movimento, sugere a exploração de novos horizontes, a obtenção do sucesso e a capacidade de inovar.
 
No entanto, o fogo queima e por isso é relacionado à impulsividade, impaciência, ambição e força excessiva que pode se transformar em violência. O excesso do elemento fogo representa a exposição a riscos, perigos e acidentes, como também o encontro com opositores e fortes concorrentes. 
  • Fogo: Embora o ano seja regido pelo Fogo, as pessoas dos signos regidos por esse elemento poderão encontrar dificuldades se não souberem controlar seus impulsos e o seu excesso de energia. Cautela e discernimento deverão ser observados durante o ano inteiro.
  • Água: A água apaga rapidamente o fogo, mas também o Fogo pode ferver a água fazendo-a desaparecer. Por isso as pessoas dos signos regidos pela Água poderão encontrar algumas dificuldades, oposição em seus relacionamentos e no desenvolvimento de seus projetos.
  • Madeira: As pessoas dos signos regidos pela Madeira terão proeminência e serão beneficiadas com sucesso em seus empreendimentos e iniciativas. Embora sejam persistentes, deverão combater sua tendência a se interessar por diversas coisas ao mesmo tempo.
  • Terra e Metal: Os signos regidos pela Terra e Metal serão beneficiados pelos esforços empreendidos, porém deverão combater a impulsividade. É bom lembrar que o Fogo derrete o Metal, por isso o excessivo entusiasmo poderá levar ao fracasso.

 
 
2014 - Ano do Cavalo

Esse será o ano do Cavalo, que desde a antiguidade o cavalo tem sido um aliado dos seres humanos, tanto no trabalho, quanto nos deslocamentos por motivo de viagem e batalhas. É por isso que o cavalo é considerado um símbolo universal de força, que quando bem direcionada pode nos conduzir ao destino onde pretendemos chegar, às realizações e ao sucesso. Daí podemos concluir que a boa sorte acompanhará principalmente aqueles que persistirem em seus objetivos e não se deixarem intimidar por dificuldades e desafios.
 
A força do Cavalo favorecerá o triunfo sobre possíveis adversidades e trará bons resultados e recompensas do que realizarmos e do que viemos realizando em anos anteriores. Sendo regente do horário de pico do Sol, podemos prever que em 2014 encontraremos maior disposição e entusiasmo para retomar antigos projetos, assim como para transformar intenções, ideias e sonhos em realizações.
 
O ano será favorável para quem deseja lançar-se no mundo dos negócios, iniciar um novo projeto, abrir uma empresa ou buscar um novo emprego. Obterão sucesso aqueles que não se detiverem diante de obstáculos e trabalharem com determinação e coragem. Quem não tiver medo de se arriscar e esforçar para alcançar o que deseja, o ano ensejará vitórias.
 
Rapidez e ação serão a tônica do ano, por isso os problemas terão rápida solução. Sendo o cavalo rápido em seu galope, o ano promete sucesso rápido para aqueles que sejam dinâmicos, empreendedores e mostrem eficiência e velocidade na elaboração e execução de projetos. Pode ser um ano decisivo para quem estiver disposto a buscar o seu lugar ao sol e também para quem busca um bem maior, como as grandes causas sociais. Se soubermos direcionar nossa energia, com certeza conseguiremos realizar algumas propostas que trarão renovação à nossa vida.
 
Nesse ano teremos mais autoconfiança, mas deveremos combater a tendência a impulsividade. Devido ao ritmo veloz que regerá o ano, é possível que demande maior esforço e traga muita tensão, cansaço e estresse. Planejamento e decisões bem pensadas será essencial. Nossos sentidos irão nos direcionar para o caminho certo, mas é preciso preparar para as mudanças inesperadas. Mas mesmo que os ventos mudem, deveremos seguir nossos instintos principalmente nas questões financeiras, pois esse será um ano favorável para conseguirmos independência financeira.
 
 
 



2014 - Cavalo Madeira

Durante o ano do Cavalo Madeira, a natureza deverá ser preservada, respeitada e valorizada. Ela é fonte da vida e o ideal será estarmos sempre em contato com natureza, seja nos campos, na praia, nas montanhas e parques. As plantas em casa, um jardim ou uma horta será essencial para atrair as boas energias. Frutas, alimentos naturais e vegetais, principalmente as folhas verdes, serão necessárias para melhorar e manter a saúde.
 
O senso de cooperação e amizade são características do Cavalo Madeira, por isso poderemos contar com o apoio de aliados. Favorecerá os setores e profissões que lidam com o público e comércio. Atividades artísticas e intelectuais estarão em evidência, assim como favorecerá os eventos sociais, pois o Cavalo Madeira é liberal e divertido.
 
O signo do Cavalo Madeira corresponde ao signo de Gêmeos, por isso seu melhor atributo é a comunicação e será uma área em que deveremos investir, usando de novas abordagens para podermos aproveitar a força do Cavalo com a maleabilidade da Madeira. Nesse período será favorável buscar uma qualificação profissional através de cursos rápidos, realizar mudanças e pequenas viagens. Nossas iniciativas poderão trazer resultados rápidos.
 
Geralmente o ano do Cavalo Madeira costuma trazer novidades, descobertas, inovações e novas invenções. Tudo o que seja inconvencional poderá ganhar ênfase, assim como poderá haver progresso em vários campos. Os últimos anos regidos regidos pelo Cavalo (1918, 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002) foram marcados por grandes crises e guerras mundiais, mas também por grandes avanços na tecnologia.
 
A última vez que o Cavalo Madeira teve regência foi em 1954, quando a IBM apresentou a primeira calculadora eletrônica do mundo, uma tecnologia revolucionária para aquela época. Também foi o ano das primeiras transmissões de tv em cores nos Estados Unidos, utilizando o padrão NTSC e o fim da Era Vargas do Brasil, que terminou com o suicídio do presidente da república Getúlio Vargas e mudou a política do Brasil.
 
 
 
Cavalos precisam ser domados

Cavalos precisam ser domados e direcionados para serem úteis aos seres humanos, senão se torna um animal selvagem que vaga sem destino. Isso significa que, embora estejamos mais resistentes ao controle e dominação, no ano do Cavalo precisaremos usar da inteligência, domar os nossos instintos e focarmos em nossos objetivos para alcançarmos o sucesso. As pessoas que se mostrarem responsáveis, prudentes e disciplinadas em suas funções poderão se elevar na carreira e profissão.
 
Também favorecerá os relacionamentos afetivos e será um bom ano para fortalecer as relações dando-lhes mais atenção. Romance e paixão estarão em alta, mas será preciso combater a tendência a controlar ou se colocar muito dependente do outro.
 
Esse é o ano em que a liberdade de movimento deixará os relacionamentos mais leves e trará mais confiança entre as pessoas. Poderá ser um ano de muitos encontros, reencontros, casamentos e formação de parcerias. As pessoas estarão mais românticas, carinhosas e será uma oportunidade para viajar com seu amor e conhecer lugares exóticos e pouco conhecidos.
 
O Cavalo, o Tigre e o Cão compõem o terceiro trígono no zodíaco chinês, portanto as pessoas que sejam desses signos ou que tenham nascido no horário regido por esses animais serão favorecidas durante o ano. Esses signos são dedicados às causas humanitárias e lutam contra as injustiças, por isso esses assuntos terão evidência nesse ano. Por serem signos idealistas, a filantropia e a proteção ganharão força em 2014.

A natureza do Cavalo é impulsiva e autoconfiante, por isso sentiremos essas influências em ações e emoções. Será importante manter o bom humor, o entusiasmo, a motivação e investir no bem-estar e na qualidade de vida. Atividades e divertimentos que tragam relaxamento serão benéficas à saúde mental e nos ajudarão a enxergar as situações com mais clareza e sabedoria. Tolerância e diplomacia serão essenciais para superar as adversidades. Será um ano para mantermos a força, altivez e dinamismo do Cavalo, que é superior àqueles que se contentam em ser apenas "burros de carga"...
 
 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Feng Shui movimentação nos ambientes



Segundo o Feng Shui, todo aspecto de nossa vida está ancorado energeticamente no espaço onde vivemos, sendo cada parte da casa correspondente a uma área de nossa vida. Às vezes notamos uma estagnação em nossa vida e o problema pode estar exatamente no bloqueio das energias devido à pouca movimentação no Guá correspondente. 

A estagnação de energias pode ser percebida nos relacionamentos que caem na rotina, na profissão que não se desenvolve, no dinheiro que nunca é suficiente, nas relações sociais que permanecem na mesmice etc. Para sair da estagnação é preciso organizar e implementar algumas soluções.  
 
Um dos meios de ativar as energias são os objetos que tenham movimento, tais como pêndulos, catavento, mobiles e sinos de vento colocados próximos às janelas, varandas ou em locais onde exista corrente de ar.  Também pode ser usada uma fonte que tenha um movimento contínuo de água. 

Essas soluções podem ser usadas tanto na residência quanto no local de trabalho, mas quando por qualquer motivo não houver possibilidade de usar um dos objetos acima, o movimento pode ser simbolizado por um quadro ou porta-retrato com a figura de carros, motos, trens, avião, foguete, aves, peixes em movimento ou de pessoas correndo que estimulam essa ideia.

Outra solução bem simples é abrir diariamente as janelas para que haja corrente de ar no ambiente ou usar um ventilador. O ar e a luz natural são eficientes curadores e necessários aos ambientes. Algumas vezes pode ser necessário mudar objetos e móveis de lugar ou reciclar algumas coisas que ficam guardadas por muito tempo nos armários.

Móveis de grande porte como camas e sofás não devem ser colocados sob as janelas ou de costas para a porta, pois eles precisam de uma parede sólida de apoio que enseja estabilidade e segurança. Também não deve impedir a passagem, como por exemplo, estar de costas para a porta.

Livrar-se da desordem e da desorganização também é um meio de eliminar a estagnação do fluxo de energias. Uma ideia é utilizar caixas para guardar fotos, coleções e materiais de pouco uso e guardar em um depósito separado. 




Aplique o baguá sobre a planta de sua casa ou de um ambiente ou empresa, colocando a porta de entrada principal alinhada com a área de trabalho. Em seguida, aplique as sugestões acima para ativar as áreas relacionadas: 
 
Trabalho/profissão: Ative o Guá do Trabalho para:
  • obter novas oportunidades de trabalho,
  • conseguir promoção ou ter mais estabilidade profissional, 
  • atrair clientes para seu negócio,
  • maior desenvolvimento do dia-a-dia,
  • cumprir sua missão de vida e
  • proteger seu destino. 

Amizades/Benfeitores: Ative o Guá dos Amigos para:
  • fortalecer as amizades,
  • ter harmonia com os amigos,
  • obter apoio de benfeitores e aliados,
  • contar com a boa vontade das pessoas em geral.  
Conhecimento/sabedoria: Ative o Guá da Espiritualidade para:
  • obter novos conhecimentos,
  • ter sucesso nos estudos ou no vestibular,
  • obter proteção espiritual,
  • ter mais fé e esperança,
  • obter maior sabedoria e discernimento,
  • melhorar a autoestima e as emoções. 
Criatividade/filhos/alegria: Ative o Guá da Criatividade para:
  • despertar e aumentar a criatividade,
  • ter boas ideias e bons pensamentos,
  • encontrar solução criativa para os problemas,
  • aumentar a fertilidade 
  • obter proteção para os filhos,
  • ter mais alegria e espontaneidade.
Família: Ative o Guá da Família para:
  • criar harmonia e cumplicidade na família,
  • proteger as relações familiares,
  • ter saúde na família,
  • renascimento da própria vitalidade,
  • maior capacidade de superar-se. 
Fama/sucesso: Ative o Guá do Sucesso para:
  • obter aprovação de seus projetos,
  • sucesso nos negócios,
  • ter evidência,
  • obter proteção para sua reputação e fama.
Dinheiro/abundância/prosperidade: Ative o Guá da Prosperidade:
  • para obter mais recursos e sabedoria para administrar seu dinheiro,
  • prosperar e ter abundância,
  • crescer em todos os aspectos da vida e
  • saber fazer bom uso do que recebe. 
Amor/relacionamentos: Ative o Guá dos relacionamentos:
  • para obter harmonia e ter mais alegria no relacionamento,
  • encontrar um novo amor,
  • melhorar a receptividade
  • e a capacidade de doação. 
Saúde/cura de doenças: Ative o centro do baguá para:
  • manter boa saúde e bem estar
  • auxiliar em tratamentos e recuperação da saúde.

Seguidores