sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Uso de aquários no Feng Shui



As técnicas do Feng Shui foram desenvolvidas a partir do conjunto de conhecimentos da metafísica chinesa, que engloba alguns conceitos que visam auxiliar as pessoas a manifestarem o máximo do seu potencial em todos os aspectos de sua vida.

A água é um importante símbolo de movimentação de energias no Feng Shui e ter a representação da água nos ambientes na forma de fontes e aquários é importante para a movimentação e ativação de energias. Da mesma forma, os peixes, pescarias e pescadores tem especial representação.

Sendo símbolos de conhecimento e vitória, os peixes estão relacionados com a riqueza e simbolizam o sucesso em exames e na carreira, pois como na lenda da Carpa da Sorte, ela supera todos os obstáculos para chegar ao rio amarelo na época da desova e quando chega é transformada em dragão celestial.

Nos ambientes os peixes podem estar vivos num aquário, tanto quanto em pinturas nos quadros ou esculpidos como objetos de decoração, o efeito é o mesmo. Quando se opta por um aquário, deve-se ter em mente que demanda investimento e tempo para os devidos cuidados mantendo os peixes saudáveis. É preciso controlar a alimentação, a temperatura e volume da água, o ph, os sistemas de filtragem, a oxigenação, a regularidade das trocas de água etc.

No aquário de vidro incolor devem ser mantidos apenas 9 peixes:  8 vermelhos que representam as 8 áreas do baguá propiciando sucesso e prosperidade e 1 dourado que representa o centro sendo a fixação da energia e proteção. A água deve ser trocada sempre que começar a escurecer ou juntar partículas, pois um aquário mal cuidado ou com peixes doentes pode ter efeito danoso ao ambiente.

Diz-se que quando a adversidade está batendo na porta de casa, os peixes protegem os moradores atraindo para si as influências hostis. Por isso quando um peixinho preto matar um colorido significa que afastaram eventos desagradáveis. Quando qualquer um dos peixinhos morrer, deverá ser prontamente substituído.

Em setores afetados pela má sorte é recomendado um aquário com vários peixes de cor negra, exceto nos quartos, cozinha e área do sucesso. Acredita-se que estes podem ajudar a dispersar o mau Chi, melhorando a qualidade do ambiente. Em lagos no exterior da casa podem ser colocados peixes de várias cores, desde que haja espaço suficiente. Se o aquário tiver intenção de ativar o romance, devem ser usado um par de peixinhos dourados, mas nunca é salutar ter apenas um peixe sozinho. 

Algumas pessoas gostam de ter em casa pequenos aquários com um peixinho Beta. Apesar de ser lindo, é um peixe bastante solitário e hostil que não consegue viver em conjunto. Nesse caso deverá ser colocado neste aquário uma pedra de ametista lilás que é um cristal muito poderoso por representar a transmutação das energias de solidão e da violência.

Se a intenção do aquário for para harmonizar o ambiente, não coloque peixinhos, pois essa água vai agir como receptora das energias mais densas não sendo saudável para os peixes. Ainda assim a água deve ser trocada constantemente. Também é preciso cautela quanto à sua posição do aquário no ambiente; dependendo da localização eles podem ser excelentes condutores de enérgia como também causar eventos catastróficos.

A melhor posição para um aquário é o Guá do Trabalho na entrada da casa, que é o Guá regido pelo elemento Água. Se a intenção for para atrair sucesso nos estudos, o aquário deve ser orientado a Noroeste. No entanto, nunca se deve colocar um aquário nos quartos de dormir, na cozinha e nem no Guá do sucesso que é regido pelo elemento Fogo, a menos que seja necessária alguma correção.

Por aumentar as oportunidades de negócios, o poder pessoal e a competitividade, nas empresas os aquários devem ser posicionados na entrada, especialmente na sala de quem ocupa uma posição de liderança. Para esse efeito são mais indicados os peixes vermelhos e dourados. 

12 comentários:

  1. *Lúcia, gosto muito de aquários ! Já tive dois

    em casa e ... desisti de tê-los. Dá trabalho e

    eu já tenho bastante trabalho. Chega ! (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Edmeia. Temos de simplificar a vida e reduzir tudo que dá muito trabalho. Mas há objetos em forma de peixes ou com pintura de peixes que tem o mesmo efeito. Abraço, Lucia

      Excluir
    2. Tenho um aquario de 80 litros, bem grande, e digo que com um bom filtro não tenho tanto trabalho.

      Apenas de 2 em 2 meses troco metade da agua, fora isso resta alimentar uma vez por dia e ligar e desligar a luz a cada 12 horas.

      Abraços!

      Excluir
    3. Tenho um aquario de 80 litros, bem grande, e digo que com um bom filtro não tenho tanto trabalho.

      Apenas de 2 em 2 meses troco metade da agua, fora isso resta alimentar uma vez por dia e ligar e desligar a luz a cada 12 horas.

      Abraços!

      Excluir
    4. Tenho um de 3 metros 1200litros e não vejo trabalho tudo depende de como foi planejando, pois um bom filtro resolve 80% do trabalho em um aquario

      Excluir
    5. Tenho um de 3 metros 1200litros e não vejo trabalho tudo depende de como foi planejando, pois um bom filtro resolve 80% do trabalho em um aquario

      Excluir
  2. A entrada da minha casa é pela cozinha

    ResponderExcluir
  3. A entrada da minha casa é pela cozinha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. oi Lucia,
    gostei muito de sei artigo. tenho um prato com a figura de um peixe, onde posso colocá-lo em minha casa? tenho tb um com a figura de um TIGRE, qual o melhor local para este prato tb ?
    um abraço pra vc

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lucia. Ganhei um peixe azul e agora??

    ResponderExcluir
  7. O meu beta é azul.
    Algum problema nisso?

    ResponderExcluir

Seguidores