sexta-feira, 1 de julho de 2011

Feng Shui na cozinha



A cozinha é considerada uma área onde se gera prosperidade, abundância e riqueza. É o local de preparação dos alimentos e, portanto, de reposição de energias que nos dão saúde. Assim, a cozinha se torna um ponto energético da casa e cuidar dessa energia é fundamental.

O posicionamento ideal para a cozinha é em uma das pontas da casa, orientada para o sul, com janelas para o leste ou
oeste. Porém quando não se pode atender esses requisitos ou algo represente uma ameaça exterior para o bom fluxo da energia Chi, podem ser utilizadas algumas medidas de correção. Evite dispor a cozinha ao lado de um banheiro ou com a porta do banheiro de frente para a cozinha, que representam fuga de energia. Não sendo possível o remanejamento, a colocação de um biombo criará uma separação dos ambientes.

Segundo o Feng Shui, a cozinha deve ter janelas para que haja iluminação natural e para que seja arejada. Boa luz e ar
fresco promovem o movimento da energia Chi, beneficiando quem prepara o alimento e para quem o alimento será servido. Quando as janelas são muito pequenas ou não há muitas janelas, é necessário tornar a cozinha mais clara. Pode-se conseguir esse efeito usando a cor branca ou uma cor bem clara nas paredes, no teto, no fogão, na geladeira e nos móveis da cozinha, além da iluminação artificial.

Um dos elementos que devem ter destaque na cozinha são os alimentos. Um bom estoque de comida, de qualidade e em
boa quantidade, faz com que a família se sinta próspera. Embora alguns alimentos necessitem de serem guardados em armários ou na geladeira, deixar alguns alimentos e frutas expostos no balcão atraem boa saúde, pois as pessoas sempre estarão vendo a disponibilidade alimentar à sua frente, e portanto, vendo a prosperidade e riqueza. Porém, nunca mantenha expostas as frutas estragadas.

Outro efeito é ter um quadro com alimentos, frutas ou legumes na parede da cozinha. Um aquário traduz fartura e um vaso de hortelã ou alecrim são ervas que purificam o ambiente. A cor verde na cozinha estimula o lado criativo que pode estar presente em vasos e arranjos. O amarelo também atrai prosperidade e riqueza que podem estar presentes através de flores amarelas. Facas, lâminas e objetos cortantes devem ser guardados em armários, pois pertencem ao elemento Metal que gera o elemento água e cria conflito com o elemento fogo.

Uma cozinha energizada é aquela usada para cozinhar e se alimentar. Dessa forma, a cozinha deve transmitir a ideia de produção. Esse efeito pode ser obtido através de panelas, pratos, talheres e utensílios de cozinha, panos de prato ou livros de receita à mostra. Mas o maior representante da cozinha é o fogão, que merece atenção especial, sendo considerado o Cofre da casa.

O fogão deve estar sempre bem limpo, em bom estado de conservação e funcionando todas as bocas e o forno. O fogão é
um elemento Fogo, uma energia Yang que pode entrar em conflito com outras energias necessitando correção. Por isso, o fogão nunca deve estar próximo à geladeira, ou à pia ou sobre encanamentos de água ou próximos aos ralos, que são elementos de água, uma energia Chi. A solução mais viável é mudar ou afastar o fogão. Se não for possivel, coloque entre o fogão e os elementos água, objetos de cor verde ou de objetos de madeira.

O fogão não deve ser visto pelos outros cômodos da casa, mas se não for possível mudá-lo de lugar mantenha a porta da
cozinha fechada ou pode-se cobrí-lo com um forro ou toalha. Também quem estiver cozinhando deve ter a visão do que se passa na cozinha, para não se sentir vulnerável. A solução é mudar o fogão de lugar ou colocar um espelho atrás do fogão. Além disso, a imagem do fogo se torna multiplicada no espelho o que favorece a prosperidade. Da mesma forma, a limpeza e higiene da cozinha, um pequeno tapete perto da pia, potes com ervas, plantas, flores ou um sino de vento na porta da cozinha fazem com que as energias positivas se espalhem pela casa.

Lixeiras, sacos de lixo, restos de comida, latas e vidros sem utilidade, alimentos deteriorados dentro da geladeira,
acumulam energia estagnada e afetam a prosperidade. Por isso devem estar fora da cozinha e longe da porta da cozinha. Da mesma forma, o fogão próximo a encanamentos e caixas de esgoto ou fossas, sujeira da cozinha ou do fogão, pia com louças sujas, esponjas e panos de pratos sujos, prato de comida de cães e gatos na cozinha, poucos alimentos e geladeira vazia são impedimentos para o fluxo de energias positivas.

Se a casa é um corpo, a água é o sangue. Vazamentos em canos, torneiras pingando, descarga escorrendo, são como um corte aberto em sua casa sem cicatrizar, que levam embora parte da energia positiva de sua casa e da sua prosperidade. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores