quinta-feira, 24 de março de 2011

Feng Shui e as energias Chi e Sha




Na concepção oriental a força criadora que produz a vida provém do Tao, sob a forma da energia Ch'i, que vem do cosmo como primeira manifestação da criação do universo sensível. O homem e também sua casa possuem o Ch’i vital que se relaciona com o universo, interagindo com nossos corpos e ambientes, que compreendida seu modo operante podemos canalizá-la e ampliá-la através do Feng Shui para uma vida melhor.

O Ch’i é uma energia favorável, que caminha em curvas levemente onduladas; o inverso é a energia Sha, que trafega em linha reta. O objetivo do Feng Shui é criar um melhor fluxo do Ch'i Universal, como no Reiki, Acunputura e outras técnicas orientais que canalizam ao nosso corpo tal energia. Aumentando o fluxo dessas energias, teremos maior saúde, prosperidade, fortuna, harmonia e felicidade.


Assim quando analisamos um ambiente ou edificação em relação aos fluxos energéticos do universo promovemos um equilíbrio de forças planejadas a favor do habitante deste espaço. Aproveitando a interação destas mudanças ao pensamento e expectativas, podemos aumentar nosso poder de pensar positivo colaborando para mudar a realidade.






O Feng Shui, também conhecido como o vigor do Dragão, é a energia que existe e flui por nosso corpo e por todos os lugares que nos rodeiam, incluindo nossos lares. O Chi flui por nosso corpo através dos meridianos da acupuntura e a medicina chinesa nos diz que a enfermidade surge quando o Chi se estanca ou se acelera em alguma região. Cultivamos a energia vital para manter nosso corpo com saúde e harmonia.

Tudo o que nos rodeia, sejam elementos minerais, animais e vegetais tem a energia Chi. Cada casa também tem um Chi que a caracteriza, assim podemos nos sentir mal ou nos sentir bem em um local, dependendo da energia do ambiente. 






O Feng Shui estuda como o Chi se espalha por nossa casa através dos quartos, salas, áreas e corredores, entrando e saindo por portas e janelas. Quando o Chi flui livremente, as pessoas desfrutam de uma existência mais harmônica. Se o Chi é detido por algum motivo, surgem problemas na vida cotidiana, em nossas metas, projetos, influindo em todos que moram no local.
Existem duas formas de Chi:
  • o Sheng Chi, o que alimenta, se move em forma ondular e deve ser estimulado.
  • o Sha Chi, o que debilita e destrói, se move em linha reta ou se estanca, e deve ser corrigido.
O Chi é bloqueado e se converte em Sha quando:
  • Grandes edifícios construídos muito perto uns dos outros, sem espaço para a luz solar e o vento,
  • Postes de iluminação ou árvores que bloqueiam o portão de entrada
  • Casa com móveis muito pesados ou excesso de móveis
  • Porta de entrada em frente a janela ou de uma porta de saída, acelera a saída do Chi e impede que alimente a casa.
  • Um hall muito escuro ou deprimente impede a entrada do Chi.
  • A entrada deve estar iluminada e com objetos bonitos, que dêem uma recepção calorosa e acolhedora.




Para perceber o Chi em um ambiente basta usar os nossos sentidos. Se o ambiente nos agrada visualmente, tem odor agradável e nos faz sentir bem indica uma boa circulação do Chi. Igualmente podemos ver a energia Chi pelo jardim de uma casa. Terrenos com árvores, grama verde e um jardim com flores tem boa circulação do Chi, ao contrário de terrenos gastos pela erosão, árvores debilitadas ou terrenos áridos.

Água limpa, com vida e em movimento, traz bons fluidos. A água estancada ou em correntezamuito rápida traz justamente o contrário.
Animais domésticos saudáveis mostram bom Chi, já ratos ou cães fracos e de aspecto feio são indicações de mau augúrio. Também devem ser considerados os fatores humanos.

O Feng Shui não recomenda uma casa que esteja ao lado de um lugar cheio de conflitos ou associado à violência, morte ou dor, como um cemitério, um matadouro, um bordel, uma delegacia de polícia ou uma prisão. Lugares com bom Chi ficam próximos a parques, praças, jardins de infância, espaços culturais como bibliotecas, casas de cultura ou lugares que propiciem crescimento pessoal.

2 comentários:

  1. PREZADA LÚCIA - AMEI DE PAIXÃO O SEU BLOG ELE É INSPIRADOR E MUITO BOM. TENTEI LHE ENVIAR UM E-MAIL PORÉM NÃO CONSEGUI. SE VER ESTE COMENTÁRIO POR FAVOR PEÇO A GENTILEZA DE ENTRAR EM CONTATO COMIGO POIS TEMOS MUITAS AFINIDADES SOBRE AS MATÉRIAS QUE VC PUBLICOU. FAÇO MAPAS ASTRAIS E ANÁLISES NUMEROLÓGICAS E TENHO UM BLOG EIS O ENDEREÇO PARA VISITA
    http://kantodokatatau.blogspot.com.br/
    FICO NO AGUARDO QUE O UNIVERSO CONSPIRE AO MEU FAVOR E EU POSSA CONTAR COM VC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita e comentário. Com certeza é sempre produtivo trocar ideias e experiências. Mandarei um email para você. Abraço, Lucia

      Excluir

Seguidores