sábado, 6 de fevereiro de 2021

2021, o ano do Boi

 

Feliz Ano Novo! Contado como referência da fundação do primeiro reino da civilização chinesa, o novo ano 4719 ou 2021 terá início em 12 de fevereiro, dia da primeira Lua Nova, e finalizará em 31 de janeiro de 2022.

Celebrado durante o Festival da Primavera, o Ano Novo chinês é o feriado mais antigo e mais importante em toda a Ásia. Momento de muita alegria para milhões de chineses em todo o mundo, o novo ano marca o fim do inverno e celebra o início de plantio e a volta da vida na Terra. 

Tradicionalmente, essa é uma época de muitos encontros, visitas e cumprimentos entre amigos e parentes, mas também de muitas viagens turísticas, por isso nas ruas, estradas, rodoviárias e aeroportos há um grande movimento. Devido à pandemia que se espalha pelo mundo, é provável que nesse ano novo haja menor movimentação. 




Saudado com belíssimas decorações, principalmente na cor vermelha que é considerada auspiciosa, os desfiles e fogos de artifício do Ano Novo visam assustar os espíritos malignos e assim começar o ano sem infortúnios. Há algum tempo as pessoas vem substituindo os fogos por outros barulhos. 

É um costume chinês sempre começar um novo ano com roupas novas, um novo corte de cabelo, as dívidas pagas e as casas limpas e decoradas. Tudo isso serve para começar um novo ano com muitas intenções e esperança de realizá-las.

Geralmente todas as preparações são feitas na véspera do ano novo, que é conhecida como Chúxi, abreviação de Nianchúxi, que significa "Passagem do ano". Muitas pessoas escrevem seus desejos em um pedaço de pano vermelho e amarram em postes. Assim o vento os espalhará por todos os lados...



Geralmente o Ano Novo chinês é celebrado com um jantar em família, cujo evento é chamado "Tuan Nian Fan". O peixe representa a fartura para para a família e representa o compartilhamento dos alimentos. Porém o peixe, assim como o frango, devem chegar à mesa inteiros, simbolizando a totalidade e a perfeição. 

A enorme quantidade de alimentos servidos durante o jantar destina-se a simbolizar a abundância e a riqueza da casa onde estão sendo servidos. O mais apreciado é o alimento vividamente colorido em vermelho, laranja, verde e ouro. 

Aliás, as cores da sorte para o ano do Boi de Metal serão o vermelho e o verde. Todas as roupas, acessórios e amuletos que tiverem estas cores serão auspiciosos. Um dos símbolos mais conhecidos são as laranjas e romãs, que representam sorte e fertilidade. 

A sala de estar decorada com vasos de flores e pratos cheios de laranjas e tangerinas, juntam-se às bandejas com doces feitos com oito tipos de frutas secas. Dizem que uma bela abóbora dourada traz sorte, dinheiro e proteção contra doenças. 



Ano do Boi ou Búfalo


O novo ano será regido pelo Boi ou Búfalo, que estará iniciando um ciclo de 12 anos  correspondendo aos 12 animais do horóscopo chinês. Cada animal do horóscopo chinês pertence a um dos cinco elementos e esse ano será a vez do Boi Metal, que emprestará suas qualidades para o decorrer do ano. Portanto poderemos esperar prosperidade e desenvolvimento, que serão conquistados com disciplina e muito trabalho. 

Dedicação será a palavra chave para o ano. Muito será exigido de nós, mas iremos obter resultados positivos. Dificuldades serão superadas através da análise e inteligência. Será um ano de projetos concretos e palpáveis, porém a concretização das nossas metas deverá ser acompanhada sempre de um planejamento cuidadoso e de muita paciência e persistência.




Considerado pela astrologia chinesa como um animal lento e desajeitado, na verdade esse é o signo de pessoas poderosas, confiáveis, líderes natos que costumam cumprir suas obrigações com método, por isso pode demorar mais tempo nas tarefas. Capazes de realizar grandes coisas, as pessoas do signo nunca perdem de vista seus objetivos. 

Cuidadoso com detalhes, eles acreditam ser possível fazer as coisas certas na primeira tentativa. Essas são qualidades que iremos perceber durante o ano 2021, nas pessoas que ocupam cargos elevados. Grandes líderes poderão se sobressair e estarem em destaque, mas também poderão promover grande desenvolvimento. O Boi faz mais do que fala...   

Excelente amigo, ótimo aliado, confiável, protetor, terno e afetuoso, o Boi procura proporcionar conforto e segurança para amigos e familiares. É bom conselheiro, porém por ser sério e introvertido, não permite que outras pessoas invadam sua privacidade. 

Aliás, por ser muito independente, o Boi não costuma se importar com o que pensam dele. Isso costuma dificultar a conexão do Boi com outras pessoas. Essa qualidade, que estará presente durante o ano, poderá trazer algum sentimento de solidão. 




Considerando que será um ano atípico, devido à pandemia que estará circulando por aí ainda por algum tempo, podemos prever que as pessoas estarão mais recolhidas em casa. Festas, passeios e encontros talvez sejam reduzidos por algum tempo.   A polaridade que acompanha o Boi de Metal é Yin, que adiciona esforço, honestidade e obstinação na busca de resultados. 

O Boi possui uma resistência infinita e por ser do elemento metal, poderá trazer para o próximo ano perseverança, constância, lealdade e firmeza de objetivos e durabilidade do que for realizado. Além das boas qualidades, o Boi poderá trazer muita teimosia. Devido à energia que regerá o período ser mais conservadora e atuar no sentido de tudo o que é convencional e tradicional, não será um ano muito propício para inovações. 

Será mais conveniente buscar posições que já estejam consolidadas pelo uso no tempo. De uma forma em geral, estarão favorecidos os relacionamentos sólidos e estáveis, como os casamentos e parcerias duradouras. Estarão muito valorizados os laços sentimentais e de amizade baseados no respeito mútuo e na reciprocidade. 

A lealdade e a fidelidade farão uma diferença positiva neste ano, consolidando as relações com os parceiros em todos os âmbitos da vida. Daremos preferência aos momentos passados com a família e com pessoas queridas. Estaremos preferindo ficar mais em casa, evitando aglomerações e tumultos. Também pode ser uma exigência devido à pandemia. 




Esse afastamento social irá propiciar maior proximidade entre os parentes, mas também poderá causar mais divergências.  Portanto será preciso estarmos atentos na forma como iremos nos comunicar com as outras pessoas. Os desentendimentos estarão muito presentes, ocasionados por opiniões divergentes e falhas de comunicação. Isso poderá gerar muita discussão.

Pense duas vezes antes de se colocar diante de uma situação, para não causar antagonismos desnecessários que só irão causar prejuízos. Além disso, teremos que prestar atenção às nossas emoções, pois as consequências de um acesso de raiva poderão ser desastrosas. 

O contato com a natureza trará grandes benefícios no ano do Boi Metal. Os pulmões estão fortemente ligados ao elemento metal, por isso será benéfico estarmos em locais arejados, principalmente nos ambientes montanhosos e do campo, onde o ar é mais puro e fresco. 




No dia do Ano Novo também não peça nada emprestado e nem empreste nada. Evite usar palavrões, palavras azaradas, termos negativos e a palavra "quatro", que soa como a palavra para a morte.  Não relembre o passado, não fale de arrependimentos e nem chore nesse dia. Evite também lavar a cabeça nesse dia e nem limpe a casa, pois você irá lavar e mandar embora a boa sorte. 

Aliás, abra todas as portas e janelas para sair o ano velho e receber as boas energias do Ano Novo. Faça barulhos e preferencialmente cante para saudar a alegria que está para chegar. E não durma antes da meia noite. Despeça-se do ano velho e deseje boa sorte, felicidade e abundância para todas as pessoas que encontrar e com certeza terá um próspero ano novo!...




Símbolos da sorte em 2021 / Números da sorte: 7, 9, 12, 21, 34, 42 

Dias de sorte: o 5º, 9º, 17º e 29º dia de cada mês do calendário chinês 

Meses de sorte: o 3º, o 7º e o 9º mês lunar chinês 

Cores da sorte: branco, amarelo e verde 

Direções da sorte: oeste, noroeste e sudoeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores