sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

2020, o ano do Rato




Celebrado durante o Festival da Primavera, o Ano Novo chinês é o feriado mais antigo e mais importante em toda a Ásia. Contado como referência da fundação do primeiro reino da civilização chinesa, o novo ano 4718 ou 2020 terá início em 25 de janeiro de 2020 e finalizará em 11 de fevereiro de 2021.

Época de muitos encontros, visitas, viagens, cumprimentos, também há o costume de presentear e realizar tradições, rituais e maravilhosos banquetes com muitos pratos especiais. Nas ruas, estradas, rodoviárias e aeroportos há um grande movimento, já que é um costume as pessoas viajarem para encontrar parentes, amigos e realizar viagens turísticas.

Momento de muita alegria para milhões de chineses em todo o mundo, o novo ano marca o fim do inverno e celebra o início de plantio e a volta da vida na Terra. Por isso é um costume chinês sempre começar um novo ano com roupas novas, um novo corte de cabelo, as dívidas pagas e as casas limpas e decoradas, pois assim acredita-se que começa bem um novo ano.

Saudado com belíssimas decorações, principalmente na cor vermelha que é considerada auspiciosa, os desfiles e fogos de artifício do Ano Novo visam assustar os espíritos malignos e assim começar o ano sem infortúnios. Também vale fazer outros barulhos. Muitas pessoas escrevem seus desejos em um pedaço de pano vermelho e amarram em postes. Assim o vento os espalhará por todos os lados...






O ano de 2020 chega iniciando um novo ciclo de 12 anos, que corresponde aos 12 animais do horóscopo chinês. Assim como em 2008, o ano será regido pelo signo do Rato, que emprestará suas qualidades para o decorrer do ano. 

O Rato é sociável, divertido, amigo e companheiro, sentimental, romântico, sedutor, dedicado à família, meticuloso e organizado. Gosta de guardar seus tesouros em cantos escondidos e não joga nada fora. 

Apesar de ser generoso, sempre evita exageros e desperdícios. Em certas ocasiões pode se tornar mesquinho, egoísta e invejoso, mas é criativo, imaginativo, trabalhador hiperativo e respeitado por sua capacidade em resolver situações difíceis. 

Solucionador de problemas, sua personalidade exterior é certamente atraente, mas sob a superfície frequentemente reside um caráter astucioso e oportunista. Em questões financeiras é errático, vivendo com pouco, gastando menos e pesquisando preços quando o dinheiro é escasso. Porém, em épocas de abundância,  gasta prodigamente em vez de poupar.






Geralmente o Ano Novo chinês é celebrado com um jantar em família, cujo evento é chamado "Tuan Nian Fan". O peixe representa a fartura para si e para compartilhar com os outros, por isso nesse ano não deve faltar à mesa de jantar. Porém o peixe, assim como o frango, devem chegar à mesa inteiros,  simbolizando a totalidade e a perfeição. 

A enorme quantidade de alimentos servidos durante o jantar destina-se a simbolizar a abundância e a riqueza da casa onde estão sendo servidos. O mais apreciado, porém, é o alimento vividamente colorido em vermelho, laranja, verde e ouro. Um dos símbolos mais conhecidos são as laranjas e romãs, que representam sorte e fertilidade.

Decore a sala de estar com vasos de flores e pratos cheios de laranjas e tangerinas, assim como mantenha uma bandeja redonda ou retangular com doces feito com oito tipos de frutas secas. Traga para casa uma bela abobora dourada para ter sorte, dinheiro e proteção contra doenças. O Rato gosta de opulência, por isso use roupas novas e bonitas, além de muitas joias. 




Dourado, prata, azul e branco: as cores do ano 

Naturalmente, as cores douradas e de prata são apropriadas para as joias, podendo igualmente serem usadas como elementos para a decoração. As lanternas vermelhas são afortunadas, por isso devem ser colocadas em todos os lugares para atrair sorte e prosperidade. E para atrair saúde e prosperidade use algo com as cores azul e branco, não só no Ano Novo mas também mantenha essas cores a seu redor durante o ano. 

A cor azul é a cor da confiança, honestidade e lealdade. Aumenta a capacidade de proteção imunológica e facilita a regeneração celular. O azul nos dá entusiasmo e nos atrai para tudo o que é elevado e maravilhoso. Ao mesmo tempo o azul nos ajuda a viver em plena harmonia. Outras cores da sorte de 2020 serão: os tons de verde para ter sucesso nos estudos e o roxo, a cor associada com a felicidade do casal. Porém evite as cores amarelo e marrom. 

No dia do Ano Novo também não peça nada emprestado e nem empreste nada. Evite usar palavrões, palavras azaradas, termos negativos e a palavra "quatro", que soa como a palavra para a morte. Não relembre o passado, não fale de arrependimentos e nem chore nesse dia. Evite também lavar a cabeça nesse dia e nem limpe a casa, pois você irá lavar e manda embora a boa sorte. 

Aliás, abra todas as portas e janelas para sair o ano velho e receber as boas energias do Ano Novo. Faça barulhos e preferencialmente cante para saudar a alegria que está para chegar. E não durma antes da meia noite. Despeça-se do ano velho e deseje boa sorte, felicidade e abundância para todas as pessoas que encontrar e com certeza terá um próspero ano novo!




Negócios e prosperidade

O Rato indica que 2020 vai ser um ano forte, próspero e de sorte para quase todos os signos do zodíaco chinês. Todo mundo vai mostrar determinação em relação aos seus objetivos, aspirações e até mesmo em seus hobbies. Este é um grande ano para fundar, estruturar e evoluir. Aqueles que planejam comprar bens imobiliários, seja para começar um negócio ou investir o dinheiro em um projeto a longo prazo, terão grandes possibilidades de alcançarem êxito no futuro. 

Considerado um protetor e um portador da prosperidade na cultura chinesa, o Rato anuncia novos começos para todos os tipos de projetos, negócios, parcerias e casamento. As atividades mais prósperas serão aquelas consideradas aquelas especulativas, para as quais a sorte é um fator importante. Dizem os chineses dizem que nada assusta mais a sorte do que a dúvida. 

O Rato é ligeiro, por isso aqueles que tiverem entusiasmo e agirem rapidamente serão mais capazes de garantir o seu sucesso. Situações benéficas e muitas  oportunidades poderão surgir, assim como participarmos de reuniões com pessoas especiais. também equilibrar situações, dilemas e mudanças que podem nos empurrar para fora da nossa zona de conforto. Cabe a nós como os usamos e, especialmente, como percebemos as experiências que encontramos.

Todas as ações iniciadas este ano serão impulsionadas pelo sucesso, porém será preciso seguir objetivos com confiança e determinação. Teremos de ser implacáveis e não nos deixarmos desanimar diante das primeiras dificuldades. Embora em alguns dias possamos estar inflexíveis e teimosos, será preciso contarmos com a nossa própria força para resolvermos os problemas. Esse é um ano para manter a perseverança e a intensidade dos propósitos.

O ano promete produtividade e sucesso para as indústrias e pessoas que lidam com metal, tais como industrias automobilísticas ou que lidam com máquinas, indústria de alta tecnologia e tecnologia da Informação. Também beneficiará as indústrias de cosméticos e tudo relacionado à saúde. Aliás, esse será um ano para adotarmos novos hábitos e atitudes, que queiramos manter por longo tempo.





Escolhas feitas nesse ano poderão trazer consequências que irão se estender por 12 anos, por isso antes de qualquer iniciativa calcule os riscos e as  possibilidades de sucesso. Segundo cálculos, a sorte estará mais concentrada no Ocidente e nas direções Sudeste e Nordeste. 

Mas, cuidado! Iniciativas só serão bem sucedidas se forem cuidadosamente planejadas. Os primeiros dias de fevereiro serão extremamente brilhantes e cheios de motivação. O Rato vai nos trazer energia criativa, que poderá se manifestar no cumprimento de muitas coisas que desejamos em nossa vida. Aliás, teremos a certeza de que tudo é possível, que somos criadores de nossa própria vida e temos o poder de sermos quem quisermos ser.

Por ser um ano regido pelo elemento metal, será um ano para reforçar a autoconfiança, se esforçar no trabalho e focar mais nos próprios problemas do que na resolução das questões alheias. Faça mais perguntas e analise com cuidado as questões que ainda lhe tomam tempo. Às vezes, é preciso coragem para reconhecer que as respostas a certas questões não são mais tão importantes. 

Além disso, tenha a curiosidade para aprender coisas novas, o que com certeza trará crescimento e amadurecimento pessoal. Estarão mais favorecidas as profissões que exigem criatividade e imaginação, tal como artistas, pintores e escritores. No entanto, tenha cuidado para que seu espírito criativo não seja ofuscado ao trabalhar em grupos.

Também favorecerá as profissões que exigem habilidades técnicas, tal como trabalhos técnicos, engenharia ou arquitetura. O Rato é vigilante, porém não é corajoso, por isso não favorecerá as pessoas que trabalham na área policial, na política e nem os empreendedores mais ousados. Os Ratos beneficiarão as finanças, porém é recomendável evitar investimentos com amigos. Além do perigo de prejuízo, também poderá dar fim à amizade.  




Romances e amizades

Os romances, uniões, casamentos e parcerias irão experimentar uma fase mais pacífica, mas para isso será importante desenvolver uma boa comunicação, apostando mais no diálogo. No segundo semestre alguma desconfiança poderá surgir, podendo existir algumas razões, principalmente decorrentes da falta de honestidade.

O elemento do ano irá acentuar os sentimentos, tornando-os mais fortes e definidos. Porém será necessário combatermos a tendência a nos desfazermos de relacionamentos, quando os outros não atenderem os nossos desejos e nem se conformarem prontamente com a nossa vontade. Às vezes é preciso conciliar interesses, gostos e preferências. 

Alguns signos são mais compatíveis, por isso esse será um ano de sorte para as pessoas nascidas no ano do Rato, Dragão e Macaco. As pessoas nascidas nesses signos terão harmonia e cooperação. Esses são signos que possuem muita iniciativa e gostam de inovar. Auto determinados, vão em direção do que desejam e raramente hesitam na incerteza. 

Sempre muito agitados, são movidos pela energia e ambição. Se alguém tiver uma ideia, eles logo conseguem colocar na prática. Esses serão os signos mais favorecidos em 2020, porém fique de olho neles pois os três são peritos na arte da manipulação. 






Duas pessoas do mesmo signo não são adequadas para serem amigos, parceiros ou se casar, já que poderiam encontrar muitos problemas. Principalmente nesse ano, as pessoas do signo do Rato deveriam evitar trabalho e relacionamento com pessoas do próprio signo, pois elas se encontram em sua "Ben Ming Nian" ou época de infortúnios.

Ainda na questão de compatibilidade, há de se considerar os elementos. Para as pessoas cujos signos são de elemento Água e Madeira, o ano de 2020 promete sucesso. Para os signos de Metal e Terra podem surgir alguns conflitos. Porém os signos que pertencem ao elemento Fogo, o ano de 2020 promete grandes conflitos. 

Aqueles nascidos no ano do Cavalo poderão enfrentar algumas dificuldades. No zodíaco chinês o Rato e Cavalo são signos opostos, portanto durante o ano de 2020 as pessoas do signo do Cavalo poderão enfrentar alguns desafios, conflitos, desavenças e disputas principalmente com rivais e concorrentes. 

Os aliados energéticos do Cavalo são o Cão e o Tigre, que poderão ajudar a superar obstáculos. Também poderão usar as estratégias do Feng Shui. Para atrair boas energias, use principalmente o elemento metal e a cor cinza que podem estar presente desde a pintura da parede, um móvel, um quadro e até mesmo em pequenos objetos de metal no Guá dos aliados e amigos. 

Também podem ser colocadas fotos com amigos ou fotos de festas, de viagens ou presentes recebidos de amigos. Nunca use uma foto com uma pessoa sozinha, dê preferência às fotos que tenham mais de uma pessoa. Nessa área também poderão ser colocados objetos de decoração com motivos angelicais que representam os nossos benfeitores espirituais. 

O Guá dos amigos e aliados é o melhor local para se colocar o telefone, o celular e o computador pessoal, pois ativa os contatos com amigos nas redes sociais e protege a comunicação. Ao ativar essa área, as pessoas do signo do Cavalo poderão obter favores, colaboração ou uma concessão especial de um modo mais fácil.    




Saúde em 2020

Na teoria dos cinco elementos, o Rato está no Grupo de Água e o Cavalo no Grupo de Fogo. Naturalmente a água apaga o fogo, mas o fogo também pode ferver água e fazê-la desaparecer. Isso significa que há possibilidade do Cavalo não ter energia e dinheiro suficiente para enfrentar as dificuldades do ano, sentindo-se esgotado ao final do período. Diante disso, o Cavalo deverá tomar algumas precauções. Cuide da saúde e não ouse desperdiçar suas energias inutilmente.

Aliás, durante o ano do Rato Metal todos os signos desfrutarão de boa saúde, sendo que no segundo semestre haverá muita energia, bem-estar geral e boa condição mental. A prática de esportes será o melhor remédio para melhorar a nossa saúde, para a longevidade e para o bem-estar geral. Praticado com regularidade, irá reduzir as despesas médicas, ajudará a ter um sono mais repousante e aumentará a produtividade das tarefas diárias. Mas não exagere... 


Um comentário:

Seguidores