sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

2022, o ano do Tigre




Feliz Ano Novo!...  Contado como referência da fundação do primeiro reino da civilização chinesa, o novo ano 4720 ou 2022 terá início em 01 de fevereiro de 2022, dia da primeira Lua Nova do ano,  e finalizará em 21 de janeiro de 2023.

Seguindo o calendário lunissolar, o ano chinês é determinado pelas fases da Lua e a posição do Sol. É por isso que o início de cada ano sempre recai em uma data diferente e acontece sempre na noite da Lua Nova mais próxima do dia em que o Sol passa pelo 15º de Aquário. 

O novo ano marca o fim do inverno e celebra o início de plantio e a volta da vida na Terra, por isso as festividades costumam durar vários dias, sendo encerradas com o famoso Festival das Lanternas.






O Ano Novo chinês é o feriado mais antigo e mais importante em toda a Ásia.  Celebrado durante o Festival da Primavera, desfiles, fogos de artifícios e ruídos diversos servem para exaltar a data importante.  

Momento de muita alegria para milhões de chineses em todo o mundo, o Ano Novo é saudado com belíssimas decorações, principalmente na cor vermelha que é considerada auspiciosa. 

Geralmente as preparações são feitas na véspera do ano novo, que é conhecida como "Chúxi", abreviação de "Nianchúxi", que significa "Passagem do ano". Essa é uma época de muitos encontros, visitas e cumprimentos entre amigos e parentes.






Tradicionalmente essa é uma época de viagens turísticas, por isso nas ruas, estradas, rodoviárias e aeroportos há um grande movimento. Considerando a pandemia que estará circulando por aí ainda por algum tempo, podemos prever que muitas pessoas estarão mais recolhidas em casa.

Em todo mundo comunidades chinesas mantém as tradições. Milhares de envelopes vermelhos são enviados com felicitações e desejo de sorte para amigos e parentes. Crianças e jovens recebem de seus pais e avós um envelope vermelho contendo uma certa quantia em dinheiro, que visa ajudar na sua educação. 

As casas são decoradas com ideogramas, manifestando o desejo de paz e boa sorte para o próximo ano. Muitas pessoas escrevem seus desejos em um pedaço de pano vermelho e amarram em postes. Assim o vento os espalhará por todos os lados...





     
Geralmente o Ano Novo é celebrado com um jantar em família, cujo evento é chamado "Tuan Nian Fan". A sala de estar é decorada com vasos de flores. Um dos símbolos do Ano-novo são as flores de ameixa, que representam a coragem e esperança, assim como o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.

A enorme quantidade de alimentos servidos durante o jantar destina-se a simbolizar a abundância e a riqueza da casa onde estão sendo servidos. O mais apreciado é o alimento vividamente colorido em vermelho, laranja, verde e ouro. 

Um dos símbolos mais conhecidos são as laranjas e romãs, que representam sorte e fertilidade, que se juntam com as bandejas repletas de doces feitos com oito tipos de frutas secas. Uma bela abóbora dourada traz sorte, dinheiro e proteção contra doenças. 

O peixe representa a fartura para para a família e representa o compartilhamento dos alimentos. Tanto o peixe quanto o frango devem chegar à mesa totalmente inteiros, simbolizando a totalidade e a perfeição. Aliás, segundo a tradição, é importante estar longe de facas ou tesouras, porque estas podem “cortar” os bons augúrios. 






Devido à pandemia, os tradicionais desfiles, que atraem muitas pessoas para as ruas, também tem sido evitados. Ainda se mantém a tradição de limpar as casas nos dias anteriores ao evento, pois durante o Ano Novo não se varre e nem se lava a casa, que poderia levar a boa sorte.  

É um costume sempre começar um novo ano com roupas novas e um novo corte de cabelo. Porém, para conservar a boa sorte, convém evitar lavar os cabelos no dia do Ano Novo, pois isso poderia levar embora os bons fluídos do ano que se inicia.






As cores de sorte para o ano serão: o azul Cerúleo, o Verde Menta, o Vermelho Ardente e o Amarelo Imperial, por isso use essas cores nas ocasiões apropriadas. 
  •  O Azul Cerúleo irá propiciar a paz e ajudará nas negociações, portanto, use um detalhe nessa cor em sua vestimenta ou carregue consigo um amuleto nessa cor, que ajudará a realizar nos acordos. Também ajudará nas entrevistas de emprego e na boa comunicação, porém evite o excesso dessa cor, que poderá provocar frieza entre as pessoas, melancolia e preguiça.
  • O Verde Menta irá propiciar criatividade e adaptação a um novo emprego ou a uma nova residência. É uma excelente cor para auxilia na expansão e na cura. Em casos de doença, mantenha um detalhe nessa cor junto ao quarto, porém evite usa-la em excesso, pois pode trazer inveja e fracasso.
  • O Vermelho Ardente é a cor que representa e traz impulso, amor e paixão. É uma excelente cor para ser usada nos encontros românticos e na antecipação do nascimento ou durante a inauguração de um investimento. Porém seu excesso pode atrair perigo e violência, por isso evite exageros.
  • O Amarelo Imperial é a cor da nobreza e da riqueza. Propiciará a aquisição de bens imóveis e transferência de ativos. Também auxiliará na organização mental e no aprendizado, podendo trazer clarividência. Porém seu excesso pode provocar excesso e vaidade e mentiras, por isso evite exageros.





Acredita-se que no Ano Novo as dívidas devem estar pagas. Não se deve pedir nada emprestado e nem emprestar nada nessa época. Tudo isso serve para começar um novo ano com muitas intenções e esperança de realizá-las. 

A comunicação durante o Ano Novo exige atenção especial, portanto evita-se falar de dores, males, doenças e outros infortúnios, assim como não se usa expressões negativas. Não se deve relembrar o passado e nem falar de arrependimento. Principalmente não se deve chorar nesse dia.

Além de evitar palavras azaradas, deve-se evitar a palavra "quatro", tal como não usar quatro cadeiras à mesa ou qualquer outra conta que resulte em quatro, que soa como a palavra para a morte. 






Deve-se evitar falar do passado, pois esse é o momento de focar a atenção no futuro, o novo ciclo que está começando. Todas as portas e janelas devem ser abertas para sair o ano velho e receber as boas energias do Ano Novo. 

Todas as lâmpadas da casa devem estar acesas. E não durma antes da meia noite. Despeça-se do ano velho e deseje boa sorte, felicidade e abundância para todas as pessoas que encontrar; Com certeza você terá um próspero ano novo!...






No zodíaco chinês, a cada ano um dos doze animais assume a regência e o Tigre será o regente do ano de 2022. O Tigre rege o mês de Fevereiro, o dia 15 de cada mês, o horário compreendido entre 03h00 e 05h00 e a direção norte, sul e leste, que terão mais destaque durante o ano. 

O tigre é ativo, forte, motivado, entusiasmado, autoconfiante, corajoso, determinado e justo, mas também é feroz, impulsivo, agressivo, competitivo e imprevisível. Portanto dá para ver que o ano de 2022 será de alta energia.

É provável que estejamos mais determinados e entusiasmados para atingir os nossos objetivos. Iremos resistir diante das adversidades e não iremos abandonar facilmente nossos planos. Com coragem estaremos enfrentando os desafios e obstáculos que surgirem.






Conhecido por seu poder, ousadia e capacidade de fazer tudo em grande escala, o Tigre irá marcar um momento de recuperação do tempo e investimentos perdidos, provocados pelos bloqueios pandêmicos e o isolamento social.

Devido à vigorosa energia do Tigre, é provável que tenhamos muitas coisas para realizar e concluir. Espera-se que novos projetos sejam concluídos, assim como o ano seja marcado por grandes e importantes acontecimentos. 

Os tigres também são rápidos em agir, então podemos esperar que as situações mudem rapidamente. No lado positivo, boas notícias inesperadas poderão transformar sonhos loucos em realidade gloriosa. Então prepare-se.  No entanto,  tenha cuidado com os gastos. Domine o impulso consumista, que pode surgir em momentos de tensão ou de excessiva alegria. Evite agir sem pensar.



  



Seguindo o calendário chinês, cada um dos animais do zodíaco pertence a cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água, Yin ou Yang. O Tigre pertence naturalmente ao elemento Madeira Yang, porém será o ano do Tigre Água, que dá indícios de um de crescimento e melhorias. 

Virtudes de benevolência e a generosidade poderão se manifestar durante o ano, tanto através da maior solidariedade entre as pessoas, mas também no apoio e  cooperação entre as nações. Por propiciar a união de bons aliados que tenham interesses parecidos para conseguir a vitória juntos, o Tigre poderá dar origem a relações de lealdade.

O Tigre é leal e jamais trai um aliado, a não ser que ele dê um bom motivo. injustiças estarão sendo combatidas. Em todo o mundo as pessoas estarão procurando melhorar sua vitalidade e irão cuidar mais de si mesmas e da sua saúde. 






Em nossas ações estaremos mantendo o compromisso com o bem maior. Considerando a atual pandemia, que já provocou mais de 5 milhões de mortes em todo mundo, esse será o ano para que todos os povos juntem suas forças para extinguir o mal desse século. 

O ano se mostra auspicioso para encontrarmos suporte e recursos para esse fim, porém deveremos prestar atenção em nós mesmos e em nossas necessidades físicas e emocionais, assim como deveremos respeitar os nossos limites físicos. Beba muita água e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Mantenha-se sempre hidratado e monitore o funcionamento de seus rins. 

No âmbito global é provável que haja mais diálogo entre as nações e compartilhamento de informações que venham a servir para o mundo em geral. Importantes novidades e grandes descobertas poderão surgir na medicina, assim como na área tecnológica.





Os últimos anos regidos pelo Tigre foram: 1902 (Tigre Água Yang), 1914 (Tigre Madeira Yang), 1926 (Tigre Fogo Yang), 1938 (Tigre Terra Yang), 1950 (Tigre Metal Yang), 1962 (Tigre Água Yang), 1974 (Tigre Madeira Yang), 1986 Tigre Fogo Yang), 1998 (Tigre Terra Yang) e 2010 Tigre Metal Yang).

Olhando o passado, vemos que a última vez que o Tigre Água Yang teve regência, foi sobre o ano de 1962/1963, que pode nos dar importantes pistas sobre sua atuação. Em 10 de julho de 1962 aconteceu a primeira transmissão de TV ao vivo, via satélite entre EUA e Europa, o que trouxe uma revolução nos meios de comunicação. 

Em 1962 a seleção brasileira conquistou o bi-campeonato na Copa do Mundo, algo que esperamos que se repita em 2022. No mesmo ano a Bossa Nova Brasileira passou a ser reconhecida no exterior. Então podemos esperar que no ano 2022 algo inédito irá nos surpreender.  

No último ano regido pelo Tigre Água, teve início no Brasil a primeira fábrica da Volkswagem, o que gerou centenas de empregos e injetou investimentos na economia brasileira. Também foi o ano do impasse sobre os mísseis entre EUA e URSS. Portanto, apesar de grandes conquistas, também poderão surgir alguns impasses.





Já em fevereiro a força do tigre vem em dose dupla, pois o período é um domínio do felino. É provável que surjam alguns dramas, seja no âmbito político como em casa ou no trabalho, algo que dependerá do domínio que cada um tenha de si mesmo.  

Devido ao caráter natural do Tigre e a forma Yang do elemento Água, será preciso ter atenção para que o impulso de ação não se transforme em agressividade. O uso da racionalidade garantirá melhor desempenho. 

A força empenhada nas realizações deve ser cuidadosamente observada para ser o mais equilibrada possível, sem desgaste desnecessário de energia.  A espontaneidade e a clareza estarão presente no contato entre as pessoas, mas também poderá provocar intensas emoções. 

Logicamente isso sempre dependerá de momentos e escolhas pessoais e coletivas. Portanto nesse ano deveremos manter uma comunicação aberta e transparente com todos aqueles que nos cercam, mas também dominarmos a tendência de confrontação com os outros.  

Esse será um ano de muitas mudanças, por isso use de criatividade para contornar as dificuldades. Não se deixe levar pelas emoções. É tempo de esquecer o passado e encontrar novas formas de viver.  A água é capaz de abrandar a intensidade do fogo. Observe um rio: ele pode contornar qualquer obstáculo e não perder o seu caminho... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores