sábado, 21 de janeiro de 2023

2023: o ano do Coelho

 



Feliz Ano Novo!... Contado como referência da fundação do primeiro reino da civilização chinesa, o novo ano 4721 ou 2023 terá início em 22 de janeiro de 2023, dia da primeira Lua Nova do ano, e finalizará em 09 de fevereiro de 2024.

Seguindo o calendário lunissolar, o ano chinês é determinado pelas fases da Lua e a posição do Sol. É por isso que o início de cada ano sempre recai em uma data diferente, acontecendo sempre na noite da Lua Nova mais próxima do dia em que o Sol passa pelo 15º do signo de  Aquário.

O novo ano marca o fim do inverno e celebra o início do plantio e a volta da vida na Terra, por isso as festividades costumam durar vários dias. Em algumas cidades a chegada do Ano Novo Chinês pode perdurar por uma semana, enquanto em outros tem duração de 15 dias. 



Celebrado durante o Festival da Primavera, esse é o feriado mais antigo e mais importante em toda a Ásia, por isso e um momento de muitos encontros, visitas e cumprimentos entre amigos e parentes. É também uma época de muitas viagens turísticas, por isso nas ruas, estradas, rodoviárias e aeroportos há um grande movimento.

Tradicionalmente a data é celebrada com desfiles, shows piroténicos e ruídos diversos, que exaltam o Ano Novo e atraem muitas pessoas para as ruas. Atualmente os fogos de artifícios tem sido substituídos por shows de luzes ou fogos silenciosos, de forma a proteger as pessoas e animais dos estouros dos foguetes.

Em todo mundo as comunidades chinesas mantêm as tradições do Ano Novo, preservando habitos, costumes e algumas superstições. O encerramento das festividades ocorre com o famoso Festival das Lanternas, que nesse ano será realizado em 05 de fevereiro 2023, último dia de celebração do Ano Novo. 




Momento de muita alegria, o Ano Novo é saudado com belíssimas decorações, predominando a cor vermelha que é considerada auspiciosa. Ideogramas são usados para decorar as casas, onde se manifesta o desejo de paz e boa sorte para o próximo ano. 

Quem quiser realizar um desejo, deve escreve-lo em um pedaço de pano vermelho e amarrar em um poste; assim o vento o espalhará por todos os lados. Mas o que vale é a intenção e o firme propósito de conquistar o que se deseja. 

Além do vermelho, durante o ano de 2023 as cores rosa, azul e roxo também serão auspiciosas e irão favorecer os negócios e os eventos, por isso devem ser usadas nas ocasiões especiais. Outras cores podem ser utilizadas, exceto o preto e o branco que remetem ao luto.



Essa é uma época em que milhares de envelopes vermelhos são enviados com felicitações e desejo de sorte para amigos e parentes, um costume que vem sendo substituído por cartões virtuais. 

Para as crianças e jovens um envelope vermelho é entregue por seus pais e avos contendo uma certa quantia em dinheiro, que visa ajudar na sua educação. Um detalhe é que nunca se deve presentear um envelope vermelho com uma quantia de dinheiro em numero ímpar. 

Acredita-se que as coisas boas sempre vem em dobro, por isso não é auspicioso passar a noite do Ano Novo com valores impares na carteira ou com apenas uma moeda. Os números pares são considerado mais auspiciosos, exceto o número 4 que soa como morte em chinês. 




Até a noite do Ano Novo as dívidas devem estar quitadas e não se deve pedir nada emprestado e nem emprestar nada nesse dia. Isso serve para começar o novo ano com muitas intenções e esperança de realizá-las. 

Faz parte da tradição começar o novo ano com roupas novas e coloridas, assim como com um novo corte de cabelo, pois isso assegura a boa sorte durante o ano. Acredita-se que começar um novo ano com roupas velhas ou danificadas poderia atrair a pobreza e má sorte.

Porém não espere até a última hora para contratar uma costureira, pois entre o 1º ate 5º dia do Ano Novo as costureiras não trabalham e nem fazem bordados. Não pregam sequer um botao numa camisa, pois acreditam que isso pode atrair um "ano difícil". 

 


O ponto alto da celebração do Ano Novo ocorre com um jantar, cujo evento é chamado "Tuan Nian Fan". Por ser um momento especial, a decoração contém muitos vasos de flores. 

Um dos símbolos do Ano-novo são as flores de ameixa, que representam a coragem e esperança, assim como o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade. Nesse ano o Lírio bananeira e o Jasmim serão também flores de boa sorte.

Por tradição o jantar é servido com muitos alimentos, simbolizando a abundância e a riqueza da casa e familia. Alimentos nas cores vermelha, laranja, verde e ouro são muito apreciados. Laranjas e romãs representam sorte e fertilidade. Evite as cores marrom e amarelo.  



Uma bela abóbora dourada traz sorte, dinheiro e traz proteção contra as doenças. As frutas se juntam nas bandejas repletas de doces feitos com oito tipos de frutas secas. Mas não são benvindos alimentos brancos como o tofu, pois a cor branca representa infortúnio e morte. 

O primeiro dia do Ano Novo é considerado como um dia sagrado, por isso os chineses não matam animais e nenhum outro ser vivo, pois isso pode se converter em má sorte durante o ano todo. Por isso, todas as carnes a serem consumidas no Ano Novo são preparadas na véspera. 

Aliás, faz parte da tradição abster-se da carne vermelha na noite do Ano Novo, o que garante uma vida longa e feliz. Geralmente no jantar de Ano Novo o peixe é o protagonista e representa a fartura e o compartilhamento dos alimentos. 

No entanto, tanto o peixe quanto o frango devem chegar à mesa totalmente inteiros, simbolizando a totalidade e a perfeição. Ao iniciar o Ano Novo as pessoas evitam comer mingau, pois considera-se que isso remete à pobreza.



Facas, tesouras e ferramentas devem ficar guardadas durante a noite do Ano Novo, pois há a crença de que esses utensílios podem cortar os bons augúrios e esgotar a riqueza do próximo ano. Lâminas são consideradas como lábios afiados que podem provocar brigas, portanto são evitadas. 

Quebrar pratos, tigelas, garrafas e espelhos na passagem do ano poderia atrair má sorte, perdas e prejuízos, por isso caso aconteça algum acidente os fragmentos devem ser embrulhados em um papel vermelho com a frase "Sui sui ping'an" ou "São e salvo por todo o ano".

Outra crença remete às visitas. Embora essa seja uma oportunidade muitos encontros, no 5º dia após o início do Ano Novo ninguém deve visitar e nem receber a visitas, pois sendo o dia dedicado ao Deus da Riqueza as pessoas devem permanecer em casa apenas com a família.

Outra questão são os presentes que devem ser cuidadosamente escolhidos, já que relógios, facas, lâminas e tesouras são objetos que tem significados ruins na cultura chinesa. 

Ainda se mantém o costume de homenagear os ancestrais durante o Ano Novo, assim como a tradição de cumprimentar os anciãos locais desde o início da manhã do Ano Novo, tanto nas ruas quanto por telefonemas. 





No entanto, todos sabem que não se deve falar a respeito de doenças, dores, males e outros infortúnios. Mesmo que um parente esteja doente, não é o momento apropriado para se queixar nem da vida nem das dores. 

No 1º dia do Ano Novo as pessoas só entram em hospitais em casos de extrema urgência. Acredita-se que entrar em locais de tratamento poderia atrair má sorte e doenças para a família. Pelo mesmo motivo, as pessoas evitam tomar remédios e não preparam ervas medicinais. 

Em alguns lugares, quando o sino que anuncia o Ano Novo à meia-noite, pessoas enfermas quebram seus Gallipots (vasos de remédios), pois acreditam que esse costume pode afastar a doença no próximo ano. 




Para receber as boas energias do Ano Novo, os chineses abrem as portas e janelas, assim como deixam acesas todas as lâmpadas da casa. Isso serve para sinalizar onde a sorte deve entrar. Muitos não dormem antes da meia noite e permanecem juntos durante a madrugada. 

Porém é necessário estar atento nas palavras, evitando assim  aquelas que possam atrair o azar, tal como o "quatro". Não se usa quatro cadeiras na mesa de jantar e nem reunem apenas quatro convidados.  

Ao iniciar o Ano Novo, não fale de arrependimentos e nem do passado, pois esse é o momento de focar a atenção no futuro, no novo ciclo que está começando. Mesmo diante das emoções do Ano Novo, não é apropriado chorar no primeiro dia do ano. 

Todas as celebrações servem para despedir do do ano velho e desejar boa sorte, felicidade e abundância para todas as pessoas; isso com certeza traz um próspero ano novo!...



O Zodíaco Chinês é formado por doze animais e conforme o Calendário Ghanzi a cada ano um deles assume a regência, emprestando-lhe as suas qualidades. Em 2023 será a vez do Coelho, que é considerado como o mais sortudo de todos os animais do zodíaco.

Fé, paz, tranquilidade e diplomacia são qualidades que estarão exaltadas durante o ano, por isso podemos prever que em 2023 estará havendo melhor entendimento e cooperação entre as pessoas, governos e países.

Todos os signos poderão contar com a boa sorte transmitida pelo Coelho, porém o sucesso dependerá do quanto forem flexíveis para se ajustarem ao clima do ano do Coelho. Alguns terão que aprender a negociar diplomaticamente suas questões pessoais ou de negócios. 

Os signos mais compatíveis com Coelho a Cabra, o Cão e o Porco, que poderão encontrar em 2023 motivos de muita felicidade pessoal e sucesso profissional. Aquelas pessoas do signo do Galo e do Macaco poderão ter que trabalhar muito para progredir.



No amor o Coelho promete alegrias e felicidades, assim como dará maior graciosidade, bondade, benevolência e boas maneiras aos contatos sociais. Maior atenção será dada à família. Aliás, muitas pessoas poderão querer ter filhos e constituir uma família.  

Por trazer mais sensibilidade para as pessoas e estar relacionado com a beleza, belas criações artísticas poderão surgir. Muitas pessoas poderão descobrir seus talentos adormecidos. 

O Coelho é ágil e muito rápido, por isso estará dando destaque às pessoas que forem mais ágeis e não tenham medo de ir em busca de oportunidades. Excelentes líderes e profissionais competentes poderão surgir nesse período. 

Sempre é bom contar com um pouquinho de boa sorte, por isso aposte nos números do Coelho, que são o 3, 4, 6 e outros números que os contenham, como por exemplo o 34, 46, 346... Porém evite números 1 e 7 e outros que os contenham como 11, 17 etc.




O Coelho rege o mês de março, o dia 26, 27 e 29 de cada mês, o período compreendido entre 05h00 e 07h00 e as direções Sul, Leste e Sudeste, fatores que terão mais destaque durante o ano, tanto por qualidades positivas quanto negativas, pois o Coelho possui também algumas características fracas.

Por reger o ano, estaremos mais sinceros em nossos relacionamentos, mas também estaremos mais habilidosos para detectar qualquer falsidade. Mesmo as fraudes mais inocentes serão identificadas rapidamente e algumas situações poderão mudar.

Assim como os coelhos, as pessoas estarão mais desconfiadas e podem estar mais fechadas ao contato com os outros. Isso pode se refletir também no fechamento de fronteiras de alguns países ou impondo dificuldades para estrangeiros. 

Nesse ano evite a impulsividade e esteja atento em suas ações. Pense bem antes de agir. Domine o impulso consumista, que pode surgir em momentos de tensão ou de alegria excessiva. Não aposte demais num só sentido, pois alguns planos podem falhar.  

Evite a excessiva indulgência, tanto consigo quanto com outras pessoas. Domine a tendência para usufruir do conforto exagerado, assim como combata a preguiça que pode comprometer sua eficiência senso de dever. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores