quarta-feira, 19 de abril de 2017

Feng Shui - Iluminação dos ambientes




Luzes representam o Chi - a energia vital - e simbolizam futuro, esperança e percepção da realidade, por isso a iluminação dos ambientes deve receber atenção especial. Um dos princípios do Feng Shui recomenda que os ambientes recebam luz natural, para que possam absorver as forças vitais fornecidas pelo Sol e pela natureza.

Sempre que possível, deve-se dar preferência à iluminação natural, criando aberturas que possibilitem a luz solar, tanto direta quanto indiretamente. Quando não há possibilidade de receber a luz natural, os recursos de iluminação artificial ajudam a renovar as energias e harmonizar esses pontos. Logicamente toda a iluminação deve ser definida de acordo com a função do cômodo, o estilo de decoração, o tipo de construção, localização e clima.





Áreas de circulação: Escadas, corredores, jardins ou varandas devem ter lâmpadas halógenas ou dicroicas, que projetam e indicam caminhos. Para criar aconchego e economizar energia, use luminárias, abajures e iluminação indireta no fim do dia e à noite.

No hall de Entrada é recomendável usar uma iluminação mais intensa para atrair sorte, energia vital e afastar as negatividades. Não é preciso exagerar no consumo da luz, basta combinar um belo lustre com cores claras nas paredes e espelho, que ajudam na claridade e na amplitude do espaço.





Salas: Na sala de estar, use luzes "amareladas" e com temperaturas baixas, que tornam o ambiente mais aconchegante. Sempre que possível, escolha lâmpadas que consomem pouca energia e se aproximam mais da representação da luz natural.

Priorize os cantos da sala para estimular o fluxo de energia. No home office e sala de estudo a iluminação uniforme e direta é a mais apropriada para evitar barreiras e incentivar a concentração. Use uma luminária sobre a mesa de estudo. As lâmpadas com espectro amarelo estimulam a criatividade, a produtividade e traz boas energias para quem trabalha em casa.





Cozinha: Na cozinha e na área de serviço priorize a luz natural ou use iluminação de maior intensidade. E opte por lâmpadas frias, já que esses ambientes precisam de muita claridade por conta de suas funções.

Para destacar paredes coloridas, quadros, fotos e objetos de arte, use as lâmpadas halógenas ou dicroicas, que permitem um direcionamento específico do feixe de luz, tornando os ambientes mais harmoniosos e plenos de energia. Recomenda-se bom senso e equilíbrio no número de lâmpadas, para que sejam usadas apenas na quantidade realmente necessária.





Quartos: No quarto de adultos é melhor ter menos luz, para melhorar a qualidade de sono, o bem-estar e a renovação de energias. Na hora de dormir mantenha o quarto totalmente escuro, assim como desligue aparelhos eletrônicos e qualquer outro mecanismo que emita luz. 

A iluminação indicada para os quartos é a indireta, através de um abajour ou lâmpadas de intensidade baixa. Para os quartos de crianças a iluminação deve ser moderada e suave. Dimerizadores que permitem variar a intensidade de luz são ideais, assim como luminárias e luzinha noturna de tomada.




Banheiro/lavabo:
Para banheiros e lavabos a claridade e suavidade são indicadas, principalmente quando são menores. Cores claras nos azulejos e espelhos ajudam na amplitude e na claridade, estimulando a circulação de energia vital. Para momentos mais relaxantes numa banheira, vale combinar com iluminação indireta.




Espaços escuros:
É preciso observar os cômodos e cantos da casa que não recebem a luz natural, pois espaços escuros tendem a acumular energia estagnada, podendo trazer doenças e infortúnios para as pessoas que residem ou trabalham no local.

Nos cantos escuros ou vazios, use luminárias de chão para ativar o Chi. A mesma observação também serve para  locais com cores escuras, que tenham cortinas e persianas sempre fechadas, móveis altos e cômodos sem janelas.

Lâmpadas frias são mais econômicas, mas prefira aquelas com espectro amarelo. Evite aquelas lâmpadas fluorescentes de tubo por causa do reator externo. Prefira lâmpadas incandescentes quando precisar reproduzir uma luz natural no ambiente. E nunca deixe bocais e soquetes vazios. Troque rapidamente as lâmpadas queimadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores